Lô Borges participou de um concerto com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em 2022, encerrando o ano na Sala Minas Gerais. O cantor revelou que o projeto foi emocionante e se tornou um de seus maiores orgulhos, principalmente por se tratar de uma apresentação com repertório exclusivamente popular, formada por 16 canções compostas por Lô e seus parceiros.
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais é importante por marcar esse o encontro entre o clássico e o popular. Sua atuação, no entanto, vai muito além dos concertos de temporada. Se consolidou como um motor cultural com o objetivo de democratizar o acesso à música.
Suas iniciativas, que, em projetos educacionais, já beneficiaram mais de 135 mil pessoas, buscam formar novas plateias e levar a experiência de um concerto sinfônico a quem raramente teria essa oportunidade, quebrando barreiras físicas e econômicas.
Essa visão se materializa em uma agenda intensa de projetos que correm em paralelo às apresentações oficiais, impactando milhares de pessoas todos os anos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Música para todos os ouvidos
Um dos carros-chefes dessa atuação é a série de Concertos para a Juventude. Nessas apresentações, a Orquestra apresenta repertórios variados, guiados por um tema anual e com obras de compositores de diferentes períodos e lugares do mundo.
Outra frente de grande alcance é o “Filarmônica na praça”. Realizados em parques e espaços públicos, esses eventos gratuitos removem a formalidade das salas de concerto e levam a música diretamente para o cotidiano da população, democratizando o acesso à esse tipo de música.
Leia Mais
O compromisso com a descentralização cultural se reflete nas turnês estaduais. Regularmente, a orquestra viaja para cidades do interior de Minas Gerais, muitas das quais não possuem uma agenda regular de música erudita. Essas apresentações são marcos na vida cultural dos municípios, movimentando a comunidade local.
Para ampliar ainda mais seu alcance, a Filarmônica investe em transmissões digitais. A orquestra transmite concertos ao vivo pelo seu canal oficial no YouTube. A iniciativa permite que pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo acompanhem as performances, consolidando a orquestra não apenas como um patrimônio mineiro, mas como um agente ativo na formação cultural e social do país.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata
