Novo livro de Léo Dicker leva a dupla Clara e Guto para o Rio de Janeiro
Neste sábado (24/5), escritor lança o volume carioca da série "Clara e Guto" na Livraria da Rua, na Savassi
compartilhe
Siga no
Não foram poucas as noites em que Léo Dicker, profissional da área de tecnologia, leu histórias para Clara, sua caçula. Em dado momento, a menina passou a reclamar que os finais eram ruins, sem graça. Dicker não precisou pensar muito para tomar uma decisão. Passaria a escrever histórias que a filha gostasse. Para evitar qualquer problema, começaria pelo final.
Foi assim que ele se tornou escritor de livros infantis. Neste sábado (24/5), na Livraria da Rua, Dicker autografa o terceiro volume da série “Clara e Guto” (Miguilim).
Leia Mais
Com o subtítulo “Os segredos do Rio de Janeiro”, a nova aventura vai levar os dois personagens – Clara, nem precisa falar de onde veio a inspiração, e Guto, que tem um lado muito tecnológico, como o próprio Dicker – para a mais célebre das capitais brasileiras.
Pronta para resolver charadas e desbravar a “Cidade Maravilhosa”, a dupla tem a companhia do carioca Bruno, que vai ajudá-la a descobrir praias, museus, morros e jardins do Rio de Janeiro. A narrativa é acompanhada por ilustrações de Uoster Zielinski.
“Tem uma turminha de livros muito infantis, simples, e tem os adolescentes com outras temáticas, como os relacionamentos. No meio desse caminho existe a faixa interessante de meninos e meninas que querem ler, mas não encontram coisas com muita aventura”, comenta Dicker, acrescentando que sua série é para crianças de 8 a 12 anos.
Cada volume coloca os dois personagens em uma grande cidade para resolver um mistério. A estreia, em 2022, foi com Londres; na sequência veio o segundo título, ambientado em Roma.
“Por causa dos livros, passei a fazer palestras em escolas. No final, sempre faço votação para decidir qual será o próximo cenário. O Rio foi unanimidade”, comenta Dicker.
O leitor acompanha os desafios junto dos protagonistas. “Cada solução leva os personagens para outro lugar nas cidades. Eles chegam em Copacabana e recebem a mensagem cifrada, na verdade o poema do Gonçalves Dias (‘Canção do exílio’, do célebre verso ‘Minha terra tem palmeiras/ onde canta o sabiá’). Quando resolvem o desafio, descobrem que têm de ir até o Jardim Botânico. Lá, aparece outra mensagem, no Cristo Redentor. Passeiam pela cidade inteira para só no final entenderem por que estão recebendo mensagens”, explica o autor.
Clara, a inspiração da série, fez 17 anos. Mesmo com a filha crescendo, o escritor mantém a proposta inicial: sempre começa o novo título pelo final. “Não vou dar spoiler, mas o quarto livro já tem local e estou terminando o capítulo final”, conta Dicker, que pretende publicar o volume em 2026.
“CLARA E GUTO – OS SEGREDOS DO RIO DE JANEIRO”
• De Léo Dicker
• Miguilim
• 304 páginas
• R$ 89
• Lançamento neste sábado (24/5), das 11h às 15h, na Livraria da Rua, Rua Antônio de Albuquerque, 913, Savassi