No próximo sábado (3/5), Copacabana vai virar palco de uma estrela. Lady Gaga faz um show histórico e gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mas por que a jovem Stefani Germanotta decidiu escolher o pseudônimo inspirado em uma música clássica do Queen?

Muito antes de sacudir multidões com hits como “Bad Romance” e “Rain On Me”, ela cresceu em Manhattan, filha de uma família de classe média alta que sempre incentivou seu talento artístico. Stefani Joanne Angelina Germanotta aprendeu piano na infância, compôs suas primeiras músicas na adolescência e, aos 17 anos, já integrava um projeto da prestigiada NYU, a Universidade de Nova York.

Em 2005, ela fundou a Stefani Germanotta Band, que chegou a lançar um EP antes de se dissolver. Foi nessa transição — entre o anonimato e a fama — que surgiu Lady Gaga, nome que viria a redefinir sua identidade artística.

Segundo a própria cantora, o apelido nasceu durante as sessões de estúdio com o produtor (e ex-namorado) Rob Fusari, quando ele comparou sua teatralidade à do Queen e a apelidou de “Radio Ga Ga”, em referência à música da banda britânica. “Quando decidi que queria um nome artístico, pensei: Gaga é meio doida, e Lady tem suas conotações. Era a descrição perfeita de quem eu tinha me tornado”, disse Gaga em entrevista à revista Flybe, em 2010.

Haus Labs: você sabia que Lady Gaga é dona de uma marca de maquiagens Haus Labs / Divulgação
Os produtos custam a partir de R$ 135. A proposta, segundo o site da marca, não é vender looks, mas sim autoestima Haus Labs / Divulgação
A linha tem itens como base, sombras e gloss brilhantes, além de delineadores, iluminadores e utensílios, como pincéis Haus Labs / Divulgação
Na época do lançamento da Haus Labs, Gaga falou sobre como a make foi importante para que ela se sentisse uma mulher bonita Haus Labs / Divulgação
Além de cantora, compositora e atriz, Lady Gaga tem um lado empresária que talvez você não conheça Haus Labs / Divulgação
Haus Labs: você sabia que Lady Gaga é dona de uma marca de maquiagens Haus Labs / Divulgação
"Cheguei a aceitar que descobri minha beleza tendo a capacidade de me inventar e transformar. Eles disseram que eu era apenas estranha, mas eu realmente nasci desse jeito [referência à música 'Born this way']", disse em outro momento Haus Labs / Divulgação
A Haus Lab não é vendida no Brasil. No entanto, o site oficial da marca entrega aqui no país, com frete grátis a partir de R$ 500 Haus Labs / Divulgação
"Às vezes, a beleza não vem naturalmente de dentro. Mas sou tão grata que a maquiagem inspirou uma bravura em mim que eu não sabia que tinha", escreveu nas redes sociais Haus Labs / Divulgação
Conhecida pelas makes ousadas, em 2019, ela lançou a Haus Labs, sua marca de maquiagens Haus Labs / Divulgação
"Eu desejo que esta maquiagem te inspire assim como me inspirou quando me apaixonei por ela e me ajudou a me descobrir. Eu te amo. Nós queremos que você ame a si mesmo", afirmou o manifesto da marca Haus Labs / Divulgação

Mas como tudo na vida da Mother Monster, a história tem mais de uma versão. No mesmo ano, Fusari processou a cantora por US$ 30 milhões, alegando que foi o criador do nome artístico e que a mudança teria sido fruto de um erro de digitação no celular — "Radio Ga Ga" teria virado "Lady Ga Ga" por correção automática, e Stefani teria se apaixonado pela ideia.

Independentemente de quem batizou quem, foi com esse nome que Gaga lançou seu primeiro álbum, The Fame, em 2008, e entrou de vez para o panteão das divas pop. Desde então, a artista já venceu 13 Grammys, um Oscar, um Globo de Ouro e arrebatou milhões de fãs mundo afora com sua ousadia, talento e ativismo.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Agora, prestes a transformar a Praia de Copacabana em uma verdadeira passarela de glitter e paixão, Gaga volta a encarnar o espírito performático e provocador que a consagrou. E se o mundo conheceu Lady Gaga em 2008, foi porque uma jovem chamada Stefani decidiu que seu nome precisava ser tão ousado quanto sua música.

compartilhe