Uma nova categoria que premiará os dublês de ação será incorporada ao Oscar em 2028, como parte do centenário da noite mais importante de Hollywood, informou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta-feira (10).
A instituição que organiza os prêmios aos melhores da indústria cinematográfica detalhou que os filmes lançados em 2027 poderão concorrer por um Oscar ao "Melhor Design de Acrobacias".
- Qual é o efeito do Oscar na carreira dos artistas e dos filmes?
- Brasil tem sentimentos contraditórios em relação ao resultado do Oscar 2025
"Desde os primórdios do cinema, o design de acrobacias tem sido uma parte integral das filmagens", disseram o diretor-executivo da Academia, Bill Kramer, e a presidente, Janet Yang, em comunicado.
"Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos e os parabenizamos por seu comprometimento e dedicação em alcançar esta ocasião memorável."
As regras do prêmio serão anunciadas em dois anos, acrescenta a nota.
Leia Mais
O anúncio marca o encerramento de uma campanha crescente para uma categoria que homenageie os melhores dublês de ação no Oscar.
Os apoiadores dessa incorporação argumentam que a contribuição destes heróis anônimos que arriscam suas vidas e sus extremidades não difere do trabalho dos responsáveis por som, maquiagem e efeitos visuais, que são reconhecidos a cada ano na cerimônia.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Os dublês de ação são reconhecidos em algumas premiações de cinema e televisão, como a realizada pelo Sindicato dos Atores (SAG Awards).
A Academia expandiu a luxuosa premiação do Oscar com a criação de categorias que refletem as complexidades do cinema moderno.
No ano passado, estabeleceu a nova categoria de "Melhor Elenco", cujo prêmio será concedido pela primeira vez em 2026.