Literatura mineira

Obra de Abel Lara, escritor nascido em Resende Costa, ganha nova edição

Organizado por Evaldo Balbino e Mônica Baêta Neves Pereira Diniz, o livro será lançado neste sábado (7/12) no Teatro Municipal de Resende Costa

Publicidade

Durante toda a vida, o mineiro Abel Lara (1924-2013) escreveu poesias e contos, mas publicou apenas um título, “Alma atormentada”, em 1953. Agora, a reedição desta obra, mais o inédito “Cantigas dos ventos de outono” e poemas guardados por Nair, filha do escritor, fazem parte de “Alma atormentada e outras almas: obra poética reunida”, livro que será lançado hoje (7/12), em Resende Costa, na Região do Campo das Vertentes

O novo volume foi organizado pelo escritor e poeta Evaldo Balbino, professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, e Mônica Baêta Neves Pereira Diniz, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Evaldo e Mônica também reuniram manuscritos e textos datilografados do autor de Resende Costa, bem como documentos cedidos pela família.

“Me chamou a atenção o fato de uma das filhas de Abel, Nair, publicar poemas na internet. Isso não é certo, pois, ao publicar, perde-se o direito da obra. Entrei em contato com ela e juntamos todo o material que ela tinha”, conta Balbino. O título traz o primeiro livro, o inédito e poesias escritas aleatoriamente. “Cada parte tem um comentário nosso sobre a obra e sobre as poesias”, diz.

Com 548 páginas, o 12º volume da Coleção Lageana sai pela Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa (Amirco), atualmente presidida por Evaldo Balbino. O financiamento da edição contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Resende Costa.

Evaldo Balbino destaca o orgulho de ser lageano, ou seja, natural da região onde está a cidade de Resende Costa. “Nos primórdios, ela se chamava Arraial da Lage. Esta é uma história da memória que tem de ser preservada”, afirma.

A Coleção Lageana é um programa editorial voltado para as áreas de recuperação de acervos e de desenvolvimento de pesquisas histórico-culturais referentes ao município de Resende Costa e região.

Com obras literárias e não literárias, a coleção se destina àqueles que se interessam pelo estudo e divulgação da história e da cultura do antigo Arraial da Lage e do Campo das Vertentes.

Com o livro de Abel Lara, a Coleção Lageana passa a contar com 12 títulos.

Abel Lara nasceu em 16 de novembro de 1924, em Resende Costa. Em 1939, ingressou no Seminário Menor de Mariana. Ainda jovem, mudou-se para Belo Horizonte. Em 1953, publicou “Alma atormentada”, livro de sonetos e poemas cuja edição se esgotou naquele mesmo ano.

Graças a “Alma atormentada”, Lara ingressou na faculdade. Na época, portaria do Ministério da Educação e Cultura dava a autores “de livros de excepcional valor” o direito de prestar exame vestibular na Universidade Católica de Minas Gerais, atual PUC Minas.

Letras clássicas

Em 1961, Abel bacharelou-se e se licenciou em letras clássicas. Antes de exercer o magistério, foi bancário e representante de produtos farmacêuticos.

Lara deu aulas de português, literatura brasileira e literatura portuguesa no Colégio Afonso Celso, em BH; ensinou português no Colégio Dom Cabral; lecionou português, literatura brasileira, literatura portuguesa e gramática histórica na Unsp; foi professor de latim na faculdade em Curvelo.

Casado com a professora Nilse Gonçalves Lara, o escritor teve duas filhas. Morreu em 2013, aos 88 anos, em Belo Horizonte.


“ALMA ATORMENTADA E OUTRAS ALMAS: OBRA POÉTICA REUNIDA”


• De Abel Lara
• Org: Evaldo Balbino e Mônica Baêta Neves Pereira Diniz
• 548 páginas
• Coleção Lageana/Amirco
• Lançamento neste sábado (7/12), às 19h, no Teatro Municipal de Resende Costa, na Avenida Prefeito Ocacyr Alves de Andrade, 120, Centro de Resende Costa, Campo das Vertentes

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay