Italiana radicada no Brasil, Francisca Fruet tem pintado paisagens de 
cidades do interior mineiro, que costuma visitar nos fins de semana -  (crédito: Divulgação)

Italiana radicada no Brasil, Francisca Fruet tem pintado paisagens de cidades do interior mineiro, que costuma visitar nos fins de semana

crédito: Divulgação

Na galeria de arte do Minas II, 77 quadros compõem uma atmosfera serena e pacífica, por meio da natureza retratada em aquarela, óleo sobre tela e óleo e giz pastel oleoso sobre tela.
A mostra “Natureza fantástica” exibe obras da pintora belo-horizontina Caroline Perillo e da italiana Francesca Fruet, sob a curadoria de Manuela Brière. Trata-se da primeira atração do Programa de Exposições Temporárias da Galeria do Minas II.

 

Em cartaz até o próximo dia 25 de abril, com entrada franca, a exposição é um recorte de uma produção “quase” coletiva entre Caroline e Francesca. Quase porque as obras foram concebidas num acordo feito entre elas de saírem juntas para pintar.

 

 

“A gente sai de vez em quando para fazer esse processo criativo juntas. Escolhemos o que vamos pintar, mas a técnica e a abordagem ficam por conta de cada uma. Não interferimos no trabalho uma da outra”, comenta Caroline.

 

Mesmo se quisessem, as interferências seriam sutis. Afinal, as duas têm especialidades diferentes. Caroline é aquarelista e muralista. Suas telas trazem o que ela chama de aquarela gestual, que é a busca pelo realismo. As pétalas de algumas flores pintadas, por exemplo, receberam cerca de mil pinceladas até chegarem ao formato final desejado.

 

 

 


Diálogo com a memória

 

Já Francesca é muito influenciada pelo ambiente acadêmico, reflexo de sua formação em Belas Artes na Argentina e residência artística na Tailândia. Suas pinturas retratam a natureza sob uma ótica macro, sempre dialogando com a memória.

 

“Na mostra tem uns quadros pequenininhos que retratam a região dos Alpes italianos, que é minha terra natal e o lugar em que eu vivi na infância (Francesca é de Trentino-Alto Ádige, no extremo Norte da Itália). Essas paisagens estão em profundidade e um pouco embaçadas, porque já faz muito tempo que eu não vou lá. São como memórias que vão se apagando e também vão se misturando com a fantasia, com o sonho e com a idealização”, afirma Francesca.

 

Em contrapartida, há telas maiores da italiana que trazem paisagens do Brasil, sobretudo do interior mineiro. São maiores, segundo Francesca, porque representam o momento atual que ela está vivendo, viajando quase todos os finais de semana para cidades do interior de Minas Gerais.

 

 

“Nós duas mergulhamos fundo na arte, de modo que é impossível separar nossa vida do nosso trabalho”, afirma Caroline. “E nem queremos que isso aconteça”, complementa Francesca. 

 

“NATUREZA FANTÁSTICA”


Exposição com obras de Caroline Perillo e Francesca Fruet. Até 25 de abril, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; sábados, das 6h às 20h; e domingos e feriados, das 6h às 19h; na Galeria de Arte do Minas II (Av. dos Bandeirantes, 2.323, Serra). Entrada franca.