Ator Odilon Esteves fará leitura de trechos de obras de Guimarães Rosa na Festa do Livro UFMG -  (crédito: Meire Fava/divulgação)

Ator Odilon Esteves fará leitura de trechos de obras de Guimarães Rosa na Festa do Livro UFMG

crédito: Meire Fava/divulgação

Com o tema “Arte palavra: literatura e oralidade”, o Festival de Verão UFMG que começa nesta segunda-feira (11/3), às 9h, chega à sua 18ª edição. Na programação, exposições, mesas-redondas e espetáculos gratuitos. Realizado no campus Pampulha e nos espaços culturais da universidade, o evento é realizado em parceria com a Festa do Livro UFMG, que abordará as manifestações da literatura e das oralidades na arte, até 19 de março.


Pró-reitor de Cultura da UFMG, Fernando Mencarelli explica que a tradicional Feira do Livro da Editora da UFMG ganhou novos contornos, com atividades artísticas e culturais, dedicadas à palavra e ao livro, à literatura e à oralidade, da poesia aos estudos científicos. “Palavra, oral ou escrita, que conforma e transmite os múltiplos conhecimentos que atravessam a universidade", ressalta,

 


Mencarelli detalha que, na Festa do Livro, a Editora da UFMG reúne diversas editoras universitárias. “Mas tem também as grandes, como a Companhia das Letras, entre outras, além das alternativas. Ao todo, serão mais de 40 editoras presentes ao evento”

 

Mencarelli explica que o evento tem programação concentrada na Praça de Serviços, no coração da UFMG. “Das 11h às 14h, temos performances, lançamentos, conversa com autores, leitura dramática e lançamentos coletivos. Nesta segunda, às 13h, como destaque, teremos uma conversa entre os escritores Leda Martins e Jacyntho Lins Brandão.


Hoje, às 18h, haverá a abertura das exposições “Entre livros: quatro décadas”, da Editora UFMG, “Futuro de um pretérito mais-que-imperfeito”, “Um vazio no meu quarto” e “Anseio ao toque”, no Centro Cultural UFMG. Às 19h30, será realizada a mesa-redonda Arte palavra – Literatura e oralidade, que contará com a presença dos professores Maria Inês de Almeida, Sônia Maria de Melo Queiroz e Flávio de Lemos Carsalade.

 

Lançamento coletivo


Mencarelli destaca que amanhã (12/3) haverá um encontro entre os editores da Editora Javali, Assis Benevenuto e Marcos Coleta, que fazem parte do grupo Quatro Los Cinco Teatro do Comum, com a professora, diretora de teatro e dramaturga Sara Rojo.

 

 “Na quarta (12/3), teremos um lançamento coletivo de vários livros de diversas editoras que estão participando da feira, entre eles o novo livro de Maria Esther Maciel”, afirma o pró-reitor. “Antes desse lançamento teremos uma leitura do ator Odilon Esteves, que fará performances e espetáculos baseados na literatura. Ele fará leitura de trechos de Guimarães Rosa”, acrescenta. Já a quinta-feira (14/3), será dedicada à literatura infantojuvenil.

 


A programação também contará com mostras no campus Tiradentes. Mencarelli explica que serão três exposições que fazem parte do projeto Foto em Pauta, festival de fotografias realizado na cidade histórica.

 

18º FESTIVAL DE VERÃO UFMG – ARTE PALAVRA: LITERATURA E ORALIDADES

A partir desta segunda (11/3) até 19 de março, das 9h às 19h, no campus Pampulha, Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG e Quatro Cantos Espaço Cultural (Tiradentes). Toda a programação é gratuita e pode ser acessada no https://www.ufmg.br/festivaldeverao/