Marisa Monte iniciou a turnê

Marisa Monte iniciou a turnê "Portas" em 2022 e passou dois anos na estrada, no Brasil e no exterior

crédito: Célia Santos/divulgação

Em 2022, Marisa Monte fez longa turnê com o show “Portas”, que a levou à Europa, Estados Unidos, países da América Latina e, claro, a várias cidades brasileiras, num total de 150 apresentações.

 

A gravação do espetáculo, em outubro daquele ano, na Arena Jockey Clube do Rio de Janeiro, gerou “Portas (Ao vivo)”, que acaba de chegar a público via Phonomotor, selo de propriedade da cantora.

 

Marisa já havia lançado o EP “Portas raras (Ao vivo)”, com sete faixas, e o single de “Doce vampiro”, canção romântica de Rita Lee e Roberto de Carvalho, em homenagem à eterna rainha do rock, que morreu em maio do ano passado.

 

 

Surpresa em dezembro

 

Aliás, Roberto e Marisa Monte causaram comoção na Arena Jockey, em dezembro do ano passado, quando o viúvo da roqueira subiu ao palco, surpreendendo o público. Carvalho tocou guitarra para Marisa cantar os hits “Mania de você" e “Doce vampiro”, grandes sucessos de Rita e Roberto.

 

Ao comentar “Portas (Ao vivo)”, Marisa lembrou que esta turnê durou dois anos. “Foram mais de 150 shows em 80 cidades para mais de 500 mil pessoas na Europa, Estados Unidos, América Latina e também nos quatro cantos do Brasil.”

 

E completou: “Só tenho a agradecer o carinho enorme que recebi em cada lugar por onde passei. Claro que não ia sair de cena e deixar na saudade. Então, foi preparado o registro audiovisual. Tudo feito com muito amor.”

 

 

Efeitos visuais

 

Faz parte do novo projeto o registro do show, filmado pelo diretor Cláudio Torres. São deslumbrantes os efeitos visuais criados pelo experiente diretor de arte Batman Zavareze, com a projeção de imagens da série “Fundos”, assinada pela artista plástica Lúcia Koch.

 

O repertório do projeto audiovisual reúne 25 canções do repertório de Marisa. Monte, novas e antigas.

 

Há parcerias dela com os amigos do coletivo Tribalistas – “Ainda bem”, “Já sei namorar”, “Língua dos animais”, Vilarejo e a faixa título. A cantora gravou canções criadas por ela com Chico Brown (“Calma” e “PreDéjà vu”), Pretinho da Serrinha e Rachel Luz (“Feliz, alegre e forte”), Nando Reis (“Ainda lembro”), Marcelo Camelo (“Você não liga”) e o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler (“Vento sardo”).

 

O disco traz também parcerias de Seu Jorge com a filha Flor (“Pra melhorar), de Carlinhos Brown e Nando Reis (“Seu Zé”) e de Lúcio Silva e Lucas Silva (“Totalmente seu”), além de canção de Rodrigo Campello (“Pernambucolismo”). (Com Folhapress)

 

“PORTAS (AO VIVO)”


• De Marisa Monte
• Registro audiovisual
• 25 faixas
• Phonomotor
• Disponível nas plataformas digitais