Acostumada ao mundo acadêmico, Lucília afirma que foi "um desafio" adequar seus textos à linguagem jornalística -  (crédito: Geyzon Lenin/Esp CB/D.A Press)

Acostumada ao mundo acadêmico, Lucília afirma que foi "um desafio" adequar seus textos à linguagem jornalística

crédito: Geyzon Lenin/Esp CB/D.A Press


A historiadora e cientista política Lucília de Almeida Neves Delgado autografa “Tempo presente – Fios da história” (Outubro Edições) neste sábado (16/12), das 11h às 13h, na Livraria da Rua, na Savassi.

 


O livro reúne 45 artigos, vários deles publicados no caderno Pensar, do jornal Estado de Minas, então editado pelo jornalista João Paulo Cunha (1959-2022), a quem a autora homenageia em sua coletânea.

 


Lucília conta que dezenas de textos de sua autoria foram publicados de forma esparsa no jornal, tratando de temas como movimentos sociais, cultura, política, análises biográficas e do período histórico, hoje denominado tempo presente.

 


O livro organizado por Clara Arreguy, proprietária da Outubro Edições, a surpreendeu. “Fiquei muito feliz com a organicidade daquele conjunto de artigos, todos escritos com esforço pessoal para serem adequados à linguagem jornalística, que é bem diferente da linguagem acadêmica”, conta Lucília.

 


“O desafio de escrevê-los, em sua diversidade de temas históricos, trouxe para mim um enorme prazer. O diálogo com João Paulo Cunha, jornalista de apurada formação e visão de mundo humanista, cresceu e ganhou solidez”, relembra.

 

 


Lamentando a perda de João – que morreu de câncer, aos 63 anos –, a escritora conta que a ideia da homenagem ao jornalista partiu dela e de Clara, que trabalhou com o jornalista muitos anos no EM. “Espero estar fazendo jus à sua história”, afirma Lucília Neves Delgado.

 

Jornalista João Paulo Cunha

O jornalista João Paulo Cunha, que morreu em 2022, sempre buscou reduzir a distância entre o leitor e o universo da academia

Jair Amaral/EM/D.A Press

 

Cronologia lógica

 

Clara Arreguy detalha como organizou a coletânea: “Buscamos uma lógica que aproximasse, primeiro, os principais movimentos e acontecimentos dos séculos 20 e 21 numa cronologia lógica. Em seguida, alinhamos os personagens a quem Lucília dedica detidos perfis. Por fim, reunimos artigos e resenhas voltados para temas culturais da história recente, dissecados pelo olhar de expert da nossa cientista política”.

 


De acordo com a dona da Outubro, “Tempo presente – Fios da história” é coletânea “em que nada sobra e nada falta”. O leitor, garante Clara, aprenderá sem fazer força, “pois não faltam informações, análises e a tradução disso na linguagem mais apropriada”.

 


“TEMPO PRESENTE – FIOS DA HISTÓRIA”


De Lucília de Almeida Neves Delgado
Outubro Edições
246 páginas
R$ 60
Lançamento neste sábado (16/12), das 11h às 13h, na Livraria da Rua (Rua Antônio de Alburquerque, 913, Savassi)
Informações: www.outubroedicoes.com.br