Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil -  (crédito: Divulgação)

Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil

crédito: Divulgação

As mulheres tem ganhado cada vez mais protagonismo e força no mercado de investimentos no Brasil, de acordo com levantamento do Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo.

 

A análise da base de investidores do Nubank, realizada entre 2023 e fevereiro de 2024, revela que, dos investidores com gênero declarado e valores aplicados superiores a R$100, as mulheres representam a maioria, com 51%, enquanto os homens representam cerca de 49%. Já em relação ao volume investido, os clientes que se declaram homens respondem por 62% e mulheres por 38% - participação que tem crescido ano a ano e que em janeiro de 2023 era 34%.

 



Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, fala sobre essa jornada feminina no mercado de investimentos. "Desde a nossa fundação, um dos valores do Nubank é desburocratizar o acesso aos serviços financeiros de qualidade, facilitando a vida dos nossos clientes. Fizemos o mesmo em investimentos, ao criar soluções intuitivas e eficientes para que todos pudessem iniciar a construção do seu patrimônio. Fico feliz em ver o aumento de mulheres buscando sua independência financeira e por escolherem o Nu para ser a porta de entrada nesse mundo", diz.

 

O perfil da mulher investidora

 

Os dados observados no Nu refletem também uma evolução no mercado. De acordo com um levantamento da B3, o número de mulheres investidoras saltou 118% nos últimos anos. Em 2002, elas eram de 15.030 na Bolsa de Valores; já em 2021, esse número atingiu a marca histórica de 1 milhão de CPFs.

 

Mesmo com esse crescimento, ao analisar o perfil das investidoras do Nubank desde 2023, foi constatado que as mulheres ainda possuem portfólio menor e um perfil mais cauteloso em comparação aos homens, o que é esperado, considerando que muitas são novas entrantes nesse mercado, como demonstram os dados da B3. No Nu, cerca de 75% delas têm perfil conservador, enquanto apenas 35% dos homens se enquadram nesta categoria.

 

Os números demonstram uma diferença de perfil significativa, evidenciando que mulheres preferem investimentos mais seguros e estáveis. A escolha pode ser motivada pelo desejo de preservar o patrimônio, evitar riscos e, até mesmo, por muitas investidoras estarem iniciando sua jornada no mundo dos investimentos agora.

 

"Como mulher, fico muito feliz ao perceber o quanto pudemos contribuir para o empoderamento das mulheres no mundo dos investimentos à medida que criamos novas soluções e produtos transparentes, idealizados para dar autonomia e poder de escolha para cerca de 95 milhões de clientes na América Latina", ressalta Livia.