Em recuperação de cirurgia no joelho, Neymar só deve voltar a competir pelo Brasil em agosto deste ano -  (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP)

Em recuperação de cirurgia no joelho, Neymar só deve voltar a competir pelo Brasil em agosto deste ano

crédito: NELSON ALMEIDA / AFP

Sou um crítico ferrenho do jogador Neymar, todos sabem. Tenho por máxima cobrar somente de alguém que tem potencial, e Neymar é craque, um dos gênios que o futebol produziu, mas que ficou aquém do que dele esperávamos. A geração “nutella” e, principalmente, os torcedores com microfones, chamados de Youtubers, dizem que se alguém critica Neymar é por inveja do dinheiro que ele tem. Essa gente revoltada e frustrada da internet. No meu caso, critico e elogio no mesmo tom e, graças a Deus, com uma carreira vitoriosa e premiada, não conheço esse mesquinho sentimento de inveja.

Em algum momento da minha carreira, já critiquei outros gênios do futebol, mas, no passado, os caras entendiam e jamais brigavam conosco. Na última entrevista exclusiva que fiz com Romário, um dos gênios da bola, ele disse: “Jaeci, quero te agradecer, pois você sempre me criticou e elogiou no mesmo tom, mas você nunca mentiu sobre mim”. Se o Baixinho falou, está falado. Temos um respeito e um carinho muito grande um pelo outro e nos falamos sempre. Tenho muitos bons relacionamentos pelo Brasil e pelo mundo, construído por uma carreira sólida, que passou pela TV Globo, onde comecei, pela Rede Manchete, pela Globo novamente, por outras emissoras, e por fim, pelo Estado de Minas, onde estou há quase 40 anos.

Voltando ao tema Neymar, tenho pedido ao torcedor brasileiro uma trégua para ele. O craque só deverá voltar a jogar em agosto, pois se recupera de cirurgia no joelho, e resta saber se ele vai querer ser protagonista nos próximos dois anos e meio, até a Copa do Mundo de 2026. Se ele quiser realmente ser atleta, focar na Seleção Brasileira e ajudar a garotada boa de bola que está aí, não tenho dúvidas de que poderá se tornar o melhor do mundo. Neymar faz coisas em campo que só os grandes gênios fazem, mas não é constante. Pelo tamanho do seu futebol e pela genialidade, era para ter sido protagonista, como foi no Santos, no começo da carreira, mas não conseguiu.

Sua melhor fase na Europa foi no começo, no Barcelona, quando ganhou a Champions League em 2015, mas era coadjuvante de Messi, Iniesta, Xavi e Suarez. No PSG foi um fracasso do ponto de vista técnico, jogando apenas 174 partidas em 6 anos. Claro que sofreu duas lesões graves no tornozelo, mas, ainda assim, poderia ter sido muito mais do que foi. Agora no mundo árabe, uma liga fraca, mas que pode ser interessante para ele, tem a chance de se redimir e jogar tudo o que sabe, para ser protagonista.

Neymar é muito criticado por ser celebridade e aparecer mais nas colunas e redes sociais do que em campo. Eu não me preocupo com a vida particular dele. Como o próprio nome diz, vida particular diz respeito somente a ele e seus familiares. Cabe a mim analisá-lo apenas dentro das quatro linhas. O que ele faz fora delas não me diz respeito. E volto a dizer: Neymar tem um potencial fabuloso, de craque, de jogador fora de série. Porém, como na Seleção Brasileira nunca fez um jogo de gênio contra uma seleção do tamanho do Brasil, sofre críticas. Não adianta ser o maior artilheiro, marcando gols contra Cingapura, Zâmbia e outras equipes de terceira linha do futebol mundial. Tem que aparecer contra a Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Argentina.

Já conversei com Dorival Júnior, meu amigo e novo técnico da Seleção, sobre o camisa 10. Dorival vai chamá-lo, tão logo seja possível, e dizer a ele quais são os deveres e direitos. Se ele topar entrar no projeto, será muito bem-vindo. E eu acredito que ele vai querer. Já perdi alguns “amigos” por criticar Neymar, dentro de campo. Esses puxa-sacos, que acham que se você critica, é por “inveja”. Pois vou continuar na linha que pautou minha carreira. O elogio e a crítica serão do mesmo tamanho, no tempo certo.

Tenho pedido aos torcedores que não gostam do Neymar que deem a ele uma trégua, que acreditem em seu futebol e que ele será fundamental para o time canarinho. Só um louco abriria mão desse talento, mas ele precisa dar muito mais do que deu até hoje. Tem potencial de craque, de gênio, e precisa provar isso na Seleção Brasileira, de preferência no Mundial de 2026.

Caro Neymar, elogiar é muito melhor do que criticar. E repito: a gente só cobra de quem tem potencial. Fosse você um jogador comum, e nem perderíamos tempo em falar de você. Mas não é. Você é nosso único craque e poderá ser decisivo nos Estados Unidos, México e Canadá. E mais: não é sobre perder ou ganhar uma Copa, pois vários gênios não ganharam. É sobre querer e poder dar o seu máximo, e você tem talento e habilidade para tal. Da minha parte, saiba que estou torcendo por você. Aos 32 anos, acho que você já tem maturidade para ouvir um não e um sim, e saber quando o não é benéfico para sua carreira. Quem só diz sim, não é amigo, e puxa-saco. Boa sorte e boa recuperação. O Brasil precisa de você.

 

Níver


O nosso querido Dadá Maravilha aniversaria hoje. Meu amigo Dadá, que Deus te abençoe com muita saúde e mais sucesso. Você é uma das pessoas mais queridas do nosso futebol. Que honra ser seu amigo há mais de quatro décadas. Vida longa ao "Rei Dadá".