Investidores estão preocupados com o futuro da Cemig, que pode ser incluída no pacote alternativo para a amortização da dívida de Minas -  (crédito: Quinho)

Investidores estão preocupados com o futuro da Cemig, que pode ser incluída no pacote alternativo para a amortização da dívida de Minas

crédito: Quinho

Investidores preocupados com o futuro da Cemig percorreram, ao longo desta semana, gabinetes de deputados estaduais, indagando sobre a perspectiva de federalização da empresa, com a sua inclusão no pacote alternativo para a amortização da dívida de Minas. Começaram pelo gabinete do professor Cleiton (PV). Depois seguiram para o de Cássio Soares (PSD).

 

Tempo, tempo, tempo...

 

Aos 77 anos, a premiada escritora Conceição Evaristo foi, entre 200 “imortais”, a décima mulher a conquistar cadeira na Academia Mineira de Letras (AML), a primeira negra. Ailton Krenak, que foi o primeiro acadêmico indígena, cantou para ela, ao lhe entregar a insígnia. Bastou a cumplicidade na troca olhares e cabeças assentindo.

 

 

Republicanos


O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), vem a Belo Horizonte nesta segunda-feira. Irá anunciar o posicionamento da legenda na eleição à Prefeitura de Belo Horizonte.


Aula pra ser candidato


O presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB) inaugurou com uma palestra, neste sábado, o que chama de “Academia das Eleições”. São 250 alunos de diferentes partidos e decididos a concorrer ao legislativo municipal. Vão ter aulas de como construir a plataforma e imagem, como usar as mídias digitais, plano de distribuição de conteúdo, o papel da Inteligência Artificial (IA), orçamento de campanha e aspectos jurídicos.

 

Só para o PL

Com corte ideológico acentuado, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) também tem o próprio curso focado aos candidatos da direita à extrema direita. Chama-se Caixa preta: o curso do candidato”.


A Casa é política

De um parlamentar da base do governador Romeu Zema (Novo), na Assembleia Legislativa: “O governo não negocia, depois veta. O veto do pedágio, os deputados do Sul e do Triângulo Mineiro estão pressionados para derrubar. Agora aqui é Casa política, tem de ceder. Isso é com todos os governos. Tem de negociar para aprovar”.


Reprodução assistida


A baixa renda e a distância dos grandes centros torna o sonho de gerar um filho por reprodução assistida mais difícil: das 192 clínicas, 149 (77%) estão no Sudeste e Sul; apenas 11, o equivalente a 6%, são públicas. Este é o resultado do estudo “Reprodução assistida e direitos”, promovido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), para compreender quem acessa as tecnologias no Brasil. O custo de um ciclo completo de FIV variava, em 2023, entre R$ 15 mil a R$ 100 mil, dependendo do número de tentativas, procedimentos e da localidade da clínica. Existe uma barreira econômica no que diz respeito a quem consegue acessar os serviços de reprodução assistida.", destaca Anna Cunha, Oficial de Programa para Saúde Reprodutiva e Direitos do UNFPA.