Confira o que são as Smart Homes, quais as vantagens e desvantagens e como aplicá-la na sua casa     -  (crédito:  Freepik / roungroat)

Confira o que são as Smart Homes, quais as vantagens e desvantagens e como aplicá-la na sua casa

crédito: Freepik / roungroat

O futuro chegou: como era de se esperar, o interesse pelas casas inteligentes tem se ampliado bastante, já que a tecnologia, quando utilizada em uma residência, traz aos moradores ainda mais praticidade, segurança e conforto.

Com a crescente demanda por aparelhos inteligentes, o mercado oferece uma ampla gama de opções para automação. Confira, a seguir, o que são as Smart Homes, quais as vantagens e desvantagens e como aplicá-la na sua casa.

O que são as Smart Homes?

A Smart Home é caracterizada por ter um ou mais dispositivos conectados à internet, permitindo um controle à distância por meio de um smartphone ou comandos de voz. A ativação desses dispositivos pode ser programada ou realizada remotamente por meio de aplicativos e assistentes virtuais, que transmitem os comandos necessários aos aparelhos.

Isso significa que dá para ligar o ar-condicionado, as luzes de casa, a televisão ou o som de uma forma automática, pois os sistemas podem ser configurados conforme as preferências do usuário.

Vantagens e desvantagens das Smart Homes

Existem diversas vantagens em ter uma casa inteligente, mas também há algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de automatizar a sua casa. Confira:

Vantagens

Segurança

A automatização pode ajudar bastante a reforçar a segurança de uma casa. É possível usar sensores de presença, câmeras de monitoramento, controle de portas e janelas, alarmes e fechaduras inteligentes, tudo programado para funcionar quando quiser. Assim, você garante a tranquilidade de viajar sem precisar se preocupar, por exemplo.

Comodidade

É possível configurar sua casa para que funcione quando e como quiser apenas ajustando a configuração dos aparelhos - assim, você promove o conforto de todos os moradores.

Economia de energia

Por meio da configuração do horário de funcionamento de um aparelho (podendo ser ajustada de forma remota), é possível economizar muita energia, já que ele será ligado apenas quando for utilizado.

Integração

Os dispositivos inteligentes promovem a integração dos ambientes, pois fazem com que tudo trabalhe de forma conjunta dentro de uma casa.

Valorização imobiliária

Uma casa que segue as últimas novidades tecnológicas é mais valorizada. Isso significa que ter um sistema de automação residencial completo faz toda a diferença se você quiser vender sua casa mais tarde.

Desvantagens

Custo inicial elevado

O dinheiro que você precisa investir na automação pode ser alto, especialmente dependendo do tipo de projeto e dos aparelhos que você escolher.

Necessidade de manutenção constante

Como toda tecnologia, os sistemas de automação em casa podem ter defeitos e problemas técnicos com o tempo, ou seja, precisam de manutenção e consertos regulares.

Dependência excessiva

A automação pode causar dependência da tecnologia. Se algo der errado com o sistema ou faltar energia, pode ser difícil controlar e usar os aparelhos da casa.

Como automatizar sua casa em 5 passos

Uma casa inteligente possui aparelhos controlados por voz ou dispositivos remotos. Para que isso seja possível, é necessário, em primeiro lugar, garantir uma conexão Wi-Fi estável em sua residência. Além disso, é importante assegurar a compatibilidade entre os aparelhos, integrando tudo em um único sistema.

Confira o passo a passo de como automatizar a sua casa:

1) Revise a instalação elétrica

Antes de usar tecnologias de automatização, confira como está a fiação elétrica da casa. Como os aparelhos inteligentes precisam de energia, certifique-se de que está tudo em boas condições para evitar problemas.

2) Escolha um ecossistema

Com vários assistentes virtuais por aí, como Alexa, Google Assistente e Siri, é importante garantir que todos os seus dispositivos de automação consigam se entender. Por isso, escolha um assistente de voz que seja compatível com os aparelhos da sua casa.

3) Defina as categorias

No mercado existem muitos aparelhos interessantes que podem deixar sua casa mais prática. Então, caso não consiga comprar tudo de uma vez, escolha os que são realmente necessários para o que você quer fazer em casa.

4) Pense na economia de energia

É mais fácil controlar o consumo de energia dos aparelhos automatizados. Por isso, escolha instalar na sua casa itens como tomadas e lâmpadas inteligentes.

5) Invista em segurança

Fechaduras inteligentes e câmeras sem fio ajudam a melhorar a segurança da casa e podem ser conectadas a aparelhos remotos. Não se esqueça de incluir esses aparelhos na sua lista de compras.

5 itens que não podem faltar na sua casa inteligente

1. Fechadura Smart de embutir com maçaneta Intelbras IFR 7000

Fechadura Smart de embutir com maçaneta Intelbras IFR 7000

Fechadura Smart de embutir com maçaneta Intelbras IFR 7000

Divulgação

A fechadura smart de embutir com maçaneta IFR 7000 faz parte do ecossistema IZY de casa inteligente da Intelbras. Através da sua fechadura Smart, é possível gerar comandos para abrir cortinas, ligar ou apagar luzes, visualizar imagens de câmeras, ligar e desligar equipamentos, além de funções como travamento automático, não perturbe, gerenciamento de acessos e usuários de forma totalmente remota. Compre agora.

2. Lâmpada inteligente Wi-Fi multicolorida TPLink Tapo L530E

Lâmpada inteligente Wi-Fi multicolorida TPLink Tapo L530E

Lâmpada inteligente Wi-Fi multicolorida TPLink Tapo L530E

Divulgação

Deixe sua casa mais colorida e aconchegante com a lâmpada inteligente Tapo L530E. Use o aplicativo Tapo para criar ambientes personalizados para cada cômodo, controlando a cor e intensidade da iluminação. Além disso, a lâmpada inteligente também ajuda a deixar seu lar mais seguro, simulando a presença de alguém na casa ao apagar e acender as luzes de acordo com as instruções do aplicativo. Confira a oferta.

3. Smart TV Samsung Crystal UHD 4K 65" polegadas 65CU8000

Smart TV Samsung Crystal UHD 4K 65" polegadas 65CU8000

Smart TV Samsung Crystal UHD 4K 65" polegadas 65CU8000

Reprodução/ Fastshop

A Smart TV Samsung Crystal UHD 4K conta com experiência de som imersiva, imagens em ultrarresolução, Samsung Gaming Hub (o seu videogame e tudo sobre jogos em uma só interface), Smart Hub Tizen Samsung (acesso rápido a filmes, programas e jogos), SmartThings para conectar todos os aparelhos da sua casa inteligente, função multitela para assistir dois conteúdos ao mesmo tempo e espelhamento entre celular e TV com apenas 1 toque. Garanta a sua.

4. Echo Dot (5ª geração) Smart Speaker com Alexa Amazon azul

Echo Dot (5ª geração) Smart Speaker com Alexa Amazon azul

Echo Dot (5ª geração) Smart Speaker com Alexa Amazon azul

Divulgação

O Echo Dot com o melhor som já lançado, com vocais mais nítidos, graves mais potentes e um som vibrante em qualquer ambiente. Reproduz músicas e podcasts em todos os ambientes da sua casa. Informa respostas através da Alexa e define timers com sua voz. Crie rotinas para ligar as luzes quando você entra em um ambiente ou ligar o ar-condicionado se a temperatura interna estiver mais quente que o ideal. Veja onde comprar.

5. Ar Condicionado Split LG DUAL Inverter Voice

Ar Condicionado Split LG DUAL Inverter Voice

Ar Condicionado Split LG DUAL Inverter Voice

Divulgação

O primeiro ar condicionado com comando de voz através do Google assistente e acionamento remoto via Wi-fi. Equipado com o moderno Compressor LG Dual Inverter que ajusta a capacidade de refrigeração automaticamente de acordo com a necessidade do ambiente, proporcionando economia de até 70% de energia. Além de maior economia, o produto oferece refrigeração até 40% mais rápida e funcionamento mais silencioso com menor nível de ruído. Adquira o seu.

Quer mais dicas relacionadas a decoração?

Então continue acompanhando os conteúdos da coluna Casa e Decoração. Aqui você encontra dicas incríveis de decoração, reformas, organização, jardinagem e muito mais!

Continue lendo nossas matérias: Como limpar tela de televisão e notebook: 12 dicas para não errar