(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Lançamento

Novo BMW 530e M Sport chega ao Brasil com abertura de porta pelo celular, por R$ 384.950

A versão híbrida plug-in do sedã executivo esportivo estará à venda a partir da segunda quinzena, trazendo muito conteúdo e 292cv de potência


14/11/2020 04:00

(foto: BMW/Divulgação)
(foto: BMW/Divulgação)


Comandar algumas funções do carro por meio do celular já não é novidade, principalmente naqueles que trazem tecnologia de condução autônoma. No Brasil, são poucos os modelos disponíveis com esse tipo de conexão. Mas a BMW acaba de anunciar que, a partir da segunda quinzena deste mês, a rede de concessionárias da marca receberá o novo BMW 530e M Sport, versão híbrida plug-in do sedã executivo, equipado com a tecnologia Digital Key de abertura da porta por meio do celular, desde que seja um iPhone. O modelo conta com um motor elétrico e outro a combustão, e juntos fornecem 292cv. A autonomia no modo elétrico é de apenas 56 quilômetros, mas o sedã traz ainda assistentes de condução semiautônoma, faróis de LED adaptativos e a função Xtraboost, que entrega 40cv adicionais à potência combinada.
 
Sedã tem linhas aerodinâmicas e traz a tecnologia Digital Key, que permite a abertura das portas por meio do iPhone. E para uma recarga completa da bateria (detalhe), basta deixar o cabo conectado por 3h15min. O interior tem acabamento em dois tons (foto: BMW/Divulgação)
Sedã tem linhas aerodinâmicas e traz a tecnologia Digital Key, que permite a abertura das portas por meio do iPhone. E para uma recarga completa da bateria (detalhe), basta deixar o cabo conectado por 3h15min. O interior tem acabamento em dois tons (foto: BMW/Divulgação)
 
 
O BMW 530e M Sport é produzido em Dingolfing, na Alemanha, e está chegando ao Brasil pelo preço de R$ 384.950. A marca destaca o Digital Key para iPhone, que permite a abertura da porta do carro apenas apertando o botão “iniciar” no aparelho celular. A chave digital pode ser configurada pelo aplicativo BMW Connected e o proprietário do carro pode compartilhá-la via iMessage com até cinco pessoas, inclusive no Apple Watch. Além de abrir a porta, o sistema permite dar a partida no motor, restringir a velocidade máxima e a potência, e reduzir o volume máximo do sistema multimídia para usuários com chaves digitais compartilhadas. Tudo isso por meio do smartphone. Mas por só funcionar com iPhone, a “chave digital” do BMW 530e M Sport passa a ser uma das mais caras no mercado para quem tem smartphone de outra marca.
 
(foto: BMW/Divulgação)
(foto: BMW/Divulgação)
 

PLUG-IN O sedã executivo de linhas esportivas tem dois motores, um elétrico e outro a combustão, que podem trabalhar juntos ou individualmente, de acordo com a vontade ou necessidade do motorista. O propulsor quatro cilindros a gasolina é um 2.0 litros de 184cv entre 5.000rpm e 6.500rpm e 30,6kgfm de torque, de 1.350rpm a 4.000rpm. O motor elétrico é um BMW eDrive de última geração. A potência combinada é de 292cv e o torque pode chegar a 42,8kgfm. Com esse conjunto, o sedã acelera até os 100km/h em 5,9s, com máxima de 235km/h. A tração é traseira e a transmissão é automática Steptronic, de oito velocidades, com shift-paddles atrás do volante para trocas de marchas manuais.
 
(foto: BMW/Divulgação)
(foto: BMW/Divulgação)
 
 
Mas o BMW 530e M Sport traz um recurso para agradar àqueles que querem mais de 292cv para impulsionar o sedã executivo. Trata-se do sistema XtraBoost, que é acionado por meio do modo Sport, adicionando 40cv à potência combinada dos motores. Esse ganho de potência é mantido por 10 segundos, tempo suficiente para subir a aceleração do modelo de maneira esportiva.
 
Quando está funcionando apenas com o motor elétrico, o BMW 530e M Sport tem autonomia de apenas 56 quilômetros, pelo ciclo WLTP. Como é um híbrido plug-in, o sedã pode ter a bateria recarregada no BMWi Wallbox. Uma recarga completa leva cerca de 3h15min. A bateria composta por células de íons de lítio fica sob o banco traseiro, sem comprometer o volume do porta-malas, que é de 410 litros. E quem compra o BMW 530e M Sport por meio de financiamento leva para casa (ou para onde quiser) o BMWi Wallbox, com instalação, sem custo adicional. E a BMW do Brasil informa que até o fim deste ano pretende atingir a marca de 250 pontos de recarga pelo país.

EQUIPAMENTOS O pacote M Sport que equipa o modelo traz freios a disco ventilados com ABS (com pinças na cor azul), controles de estabilidade e tração, volante e cintos de segurança da linha M Sport, e rodas de liga leve M Y Spoke de 19 polegadas calçadas com pneus 245x40 na frente e 275x35 atrás. Quanto aos sistemas de condução semiautônoma, o sedã traz o Driving Assistant Professional, que permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. Conta também com o Parking Assistant, que faz manobras de estacionamento automaticamente, e o BMW Live Cockpit Professional, que disponibiliza informações e monitoramento da condução por meio de duas telas de 12,3 e 10,25 polegadas. Para obter informações sobre o carro ou o funcionamento de sistemas, basta dizer “Olá, BMW” que o BMW Intelligent Personal Assistant responde.
 
O sistema multimídia conta com o Apple CarPlay, que passa todas as informações para o Head Up Display. Além disso, o Android Auto e Apple CarPlay transferem as interfaces do iPhone e do Android por meio de conexão sem fio. Mas o sedã tem ainda sistema de carregamento para smartphones por indução e os serviços do BMW ConnectedDrive, que alerta a necessidade de manutenção, faz chamada de emergência, acessa portal de notícias, além de Concierge, serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana.
 
O 530e M Sport conta ainda com faróis full-LED adaptativos, faróis de neblina em LED e assistente de farol alto. Tem também sistema de proteção acústica para pedestres, que emite um som artificialmente durante o uso do modo de condução elétrico até 30km/h para que outros usuários possam ouvir o veículo. O teto solar é panorâmico elétrico em cristal e o sistema de som surround é da Harman Kardon. A lista de equipamentos de série segue com abertura e fechamento automático do porta-malas, cortinas para vidros traseiros com acionamento mecânico e seis airbags. O BMW 530e está disponível em duas opções de cores sólidas (branco alpino e branco mineral), e sete metálicas (preto carbono, preto safira, prata glacier, cinza sophisto, azul phytonic, bluestone e bernina amber).

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)