(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Para a família

Mercedes-Benz lança o SUV GLB 200 Launch Edition, de sete lugares, por R$ 299.900

Produzido no México, modelo tem como atrativos a versatilidade do interior, tecnologias de segurança e auxílio à condução, e motor 1.3 turbo de 163cv


24/10/2020 04:00

Com pouca ousadia nas linhas de sua carroceria, o Mercedes-Benz GLB 200 tem formas arredondadas e robustas(foto: Mercedes benz/divulgação)
Com pouca ousadia nas linhas de sua carroceria, o Mercedes-Benz GLB 200 tem formas arredondadas e robustas (foto: Mercedes benz/divulgação)


A Mercedes-Benz é mais uma entre várias montadoras que observam com bastante atenção a crescente demanda por SUVs. E para aumentar seu portfólio no segmento, a marca alemã acaba de lançar no Brasil o modelo GLB na versão 200 Launch Edition, um utilitário-esportivo de dimensões generosas e sete lugares, ideal para famílias grandes. Com design mais comportado, o SUV já estava em pré-venda desde setembro e chega às concessionárias por R$ 299.900. Com muita tecnologia, o Mercedes-Benz GLB é equipado com motor 1.3 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem.
 
(foto: Mercedes benz/divulgação)
(foto: Mercedes benz/divulgação)
 
 
Fabricado em Aguascalientes, no México, o Mercedes-Benz GLB é construído sobre a mesma plataforma do Classe A e do GLA, modelo que deverá desembarcar por aqui em 2021. Com 4,63m de comprimento, 2,02m de largura, 1,66m de altura e 2,83m de distância entre-eixos, o SUV tem design robusto, com formas arredondadas, mas com pouca ousadia nas suas linhas, que são mais discretas.
 
Na frente, destaque para os faróis full LED e a grade com fundo do tipo colmeia e duas barras paralelas vazadas que sustentam a estrela de três pontas ao centro. O para-choque tem na parte inferior os faróis de neblina e no meio o skid plate, uma referência ao estilo aventureiro. As laterais são volumosas e nelas se destacam as rodas de 19 polegadas com desenho da divisão esportiva AMG. Na traseira, as lanternas horizontalizadas com LED trazem equilíbrio ao desenho arredondado do modelo, que tem ainda um spoiler acima da tampa do porta-malas e dupla saída de escapamento.

ESPAÇO INTERNO Com a distância entre-eixos maior do que a do GLA, o GLB se destaca principalmente por seu espaço interno. O modelo tem três fileiras de bancos, que se movimentam individualmente, proporcionando versatilidade nas diferentes configurações. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos com memória. A segunda fileira é dividida na proporção 40/20/40, com encostos reclináveis. Já a terceira fileira tem dois assentos com Isofix, para fixação de cadeiras infantis, mas, de acordo com a Mercedes-Benz, ali se acomodam com relativo conforto pessoas com até 1,68m de altura. O modelo tem sete airbags, incluindo um de joelho para o motorista, e quatro assentos com Isofix.
 
Interior tem sofisticação no acabamento e muita tecnologia(foto: Mercedes benz/divulgação)
Interior tem sofisticação no acabamento e muita tecnologia (foto: Mercedes benz/divulgação)
 
 
Com as três fileiras de bancos montadas, o Mercedes-Benz GLB tem porta-malas de apenas 130 litros de capacidade. Com a terceira fileira rebatida e embutida no assoalho, o volume sobe para 500 litros. E com a segunda e terceira fileiras rebatidas, a Mercedes-Benz declara capacidade de 1.680 litros, mas considerando o volume até a altura do teto. O compartimento de bagagens conta com o sistema de acesso Hands Free, que com um simples movimento com o pé sob o para-choque traseiro faz com que a tampa se abra.
 
E para entrar no Mercedes GLB também não é preciso tirar a chave do bolso, já que o modelo conta com sistema de reconhecimento. No lado de dentro, muito conforto e sofisticação, com acabamento feito com materiais de qualidade e detalhes em alumínio, como nas saídas de ar-condicionado. O painel conta com duas telas de 10,25 polegadas cada, uma com os instrumentos digitais e outra com o sistema multimídia, formando um cockpit bem diante do motorista, que pode comandar tudo por meio do Mercedes-Benz User Experience (MBUX). Os comandos podem ser acessados no volante, pela tela tátil, pelo touch pad no console ou por voz. Basta dizer “ei, Mercedes” para começar a interagir com o carro. O painel de controle do ar-condicionado de duas zonas se destaca pelas teclas, que parecem ter sido usinadas a partir de um cilindro de alumínio sólido.

CONJUNTO MECÂNICO O motor que equipa o Mercedes-Benz GLB 200 Launch Edition é um quatro cilindros a gasolina, 1.3 turbo, que desenvolve 163cv de potência a 5.500rpm e 25,5kgfm de torque a 1.620rpm. Foi desenvolvido em parceria com a Renault e vai equipar alguns modelos da marca francesa no Brasil a partir de 2021. O propulsor conta com tecnologia de desativação de dois cilindros, dependendo da necessidade, ocorrendo de forma automática, com o objetivo de proporcionar economia de combustível. Ele é associado à transmissão 7G-DCT, automatizada de dupla embreagem, com sete velocidades, com trocas sequenciais que podem ser feitas manualmente por meio dos shift paddles atrás do volante. O modelo traz ainda o seletor de modos de condução com as opções Eco, Comfort, Sport e Individual, que permite configurar os vários parâmetros de acordo com a necessidade do condutor.

TECNOLOGIAS Entre os sistemas de auxílio à condução disponíveis no GLB, destaque para o assistente de manutenção de distância do carro à frente (Distronic), assistente de frenagem, assistente de manutenção e mudança de faixa, assistente de ponto cego, assistente de direção, auxílio de partida em rampa e o assistente ativo de estacionamento com sensores Parktronik. A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira.
A Mercedes-Benz não descarta a possibilidade de trazer outras versões do GLB para o Brasil, até mesmo uma AMG, com motor 2.0 turbo de 306cv, mas a opção a diesel foi praticamente descartada. O modelo estará disponível nos 54 pontos de vendas da marca no país ainda em outubro, e a expectativa da Mercedes-Benz é comercializar cerca de 200 unidades por mês.


FICHA TÉCNICA

» MOTOR – Quatro cilindros em linha, 1.332cm³, potência máxima de 163cv a 5.500 e torque de 25,5kgfm a 1.620rpm

» TRANSMISSÃO – Câmbio automatizado 7G-DCT com dupla embreagem

» PERFORMANCE – Aceleração até 100km/h em 9,1 segundos e 
máxima de 207km/h

» PESO – 1.630 quilos

» RODAS/PNEUS – De alumínio 
de 19 polegadas/235/50 R19

» PORTA-MALAS – 130, 500, 
700, 1.055 e 1.680 litros

» TANQUE – 52 litros

» DIMENSÕES – Comprimento, 4,63m; 
largura, 2,02m; altura, 1,66; e distância entre-eixos, 2,83m

» PREÇO – R$ 299.900

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)