Publicidade

Estado de Minas NA TOMADA

Volvo apresenta o XC40 Recharge, seu primeiro veículo 100% elétrico

Primeiro modelo da linha de carros eletrificados da marca sueca, o XC40 Recharge tem motor que gera 408cv, proporcionando 400 quilômetros de autonomia


postado em 19/10/2019 04:00 / atualizado em 18/10/2019 18:34

A recarga de até 80% da bateria pode ser feita em 40 minutos em sistema de carregamento rápido(foto: Volvo/divulgação)
A recarga de até 80% da bateria pode ser feita em 40 minutos em sistema de carregamento rápido (foto: Volvo/divulgação)

 

 

Cumprindo a promessa de que lançará um modelo totalmente elétrico a cada ano, a Volvo apresentou o XC40 Recharge, o primeiro da família. A intenção da marca sueca é chegar em 2025 com 50% da linha composta por carros elétricos e a outra metade de modelos híbridos plug-in. O XC40 Recharge tem motor elétrico de 408cv, com autonomia de 400 quilômetros. O modelo só deverá chegar ao mercado brasileiro em 2021.

 

Antes da versão 100% elétrica, a Volvo lançará no Brasil o XC40 híbrido plug-in, que tem chegada prevista para o primeiro trimestre de 2020. O modelo será equipado com motor 2.0 turbo, a gasolina, de 180cv, e outro elétrico de 82cv, que garante a tração no eixo traseiro. A potência combinada nas quatro rodas será de 262cv. A Volvo quer que os carros híbridos plugin representem 20% das vendas em 2020.

 

Serão oito opções de cores, mas sempre com o teto preto(foto: Volvo/divulgação)
Serão oito opções de cores, mas sempre com o teto preto (foto: Volvo/divulgação)
 

 

O sobrenome Recharge será usado para identificar todos os modelos híbridos plug-in e elétricos da Volvo. O XC40 Recharge tem tração nas quatro rodas, e com uma única carga e potência de 408cv pode rodar até 400 quilômetros. De acordo com o fabricante, a recarga de até 80% da bateria pode ser feita em 40 minutos em sistema de carregamento rápido.

 

O XC40 é um dos modelos mais vendidos pela Volvo Cars. Na versão 100% elétrica, o SUV compacto mantém o desenho da carroceria, mas com algumas modificações. A grade frontal é fechada e lisa, pintada na cor da carroceria, já que o carro elétrico precisa de menos fluxo de ar para fins de refrigeração. A grade traz ainda os sensores do Sistema Avançado de Assistência ao Motorista. O modelo será vendido em oito opções de cores da carroceria, sempre com o teto preto. Terá ainda duas novas opções de rodas, de 19 e 20 polegadas.

 

Por ter motor elétrico, o sistema de escapamento foi retirado(foto: Volvo/divulgação)
Por ter motor elétrico, o sistema de escapamento foi retirado (foto: Volvo/divulgação)
 

 

O motorista encontra no painel todas as informações sobre o sistema de propulsão elétrica, como a carga da bateria e regeneração da energia. O XC40 elétrico tem um compartimento de carga frontal exclusivo, localizado sob o capô, com capacidade de 30 litros.

 

 

Pelo fato de ter um motor elétrico pequeno no compartimento dianteiro, o XC40 Recharge teve sua a estrutura frontal reforçada. A bateria é protegida por uma gaiola de segurança feita de alumínio e foi incorporada no meio da estrutura da carroceria do carro, criando uma zona de deformação interna ao redor do dispositivo. Posicionada no piso do carro, a bateria ajuda a diminuir o centro de gravidade do veículo. Na traseira, além da ausência de escapamento, nota-se que o trem de força elétrico foi integrado à estrutura da carroceria para obter melhor distribuição das forças de colisão longe da cabine e reduzir a tensão nos passageiros.

 

As baterias ficam sob o assoalho do carro, em estrutura devidamente protegida(foto: Volvo/divulgação)
As baterias ficam sob o assoalho do carro, em estrutura devidamente protegida (foto: Volvo/divulgação)
 

 

O Volvo XC40 Recharge é o primeiro modelo da marca equipado com a nova plataforma de sensores ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista). Trata-se de um sistema de segurança ativo que consiste em uma variedade de radares, câmeras e sensores ultrassônicos, que servirão de base para a introdução da tecnologia de condução autônoma. 

 

 

Modelo tem um pequeno compartimento de carga na frente, com 30 litros de volume(foto: Volvo/divulgação)
Modelo tem um pequeno compartimento de carga na frente, com 30 litros de volume (foto: Volvo/divulgação)
 

 

O novo sistema de infoentretenimento do XC40 elétrico conta com conectividade por Android Auto, e graças a uma parceria com o Google, os usuários terão fácil acesso ao Google Assistant, o Google Maps e o Google Play Store, com atualizações em tempo real dos serviços. O XC40 elétrico também é o primeiro Volvo a receber atualizações de software e sistema operacional na nuvem. 

 

 

O SUV compacto tem algumas modificações externas na versão elétrica, como a grade fechada(foto: Volvo/divulgação)
O SUV compacto tem algumas modificações externas na versão elétrica, como a grade fechada (foto: Volvo/divulgação)
 


Publicidade