(none) || (none)

Continue lendo os seus conteúdos favoritos.

Assine o Estado de Minas.

price

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Utilizamos tecnologia e segurança do Google para fazer a assinatura.

Assine agora o Estado de Minas por R$ 9,90/mês. ASSINE AGORA >>

Publicidade

Estado de Minas

Novidades pra sua garagem

Se você pretende comprar um carro novo, espere a virada do ano, pois em 2019 serão lançados modelos de diferentes segmentos, além de reestilizações e versões especiais


postado em 29/12/2018 05:07

(foto: Reprodução da internet/carsale.com.br)
(foto: Reprodução da internet/carsale.com.br)

Apesar de todas as incertezas que pairam sobre a economia brasileira, tudo indica que a indústria automotiva está otimista com o ano que vai começar. Foram programados vários lançamentos para 2019, entre eles o da nova geração do campeão de vendas Chevrolet Onix e do reestilizado Hyundai HB20. Mas teremos ainda versões aventureiras do Toyota Yaris e do Fiat Argo, além do renovado Renault Sandero, com alterações de estilo mais discretas.

CHEVROLET ONIX (foto) Uma das novidades mais esperadas do ano é, sem dúvida, a nova geração do Chevrolet Onix. O modelo mais vendido do Brasil foi lançado em 2012 e passou por sua primeira reestilização em 2016. Construído sobre a nova plataforma Global Emerging Market, o Onix 2020 fará sua estreia nacional em meados de 2019, trazendo um visual totalmente renovado, com referências a outros modelos da marca. Terá também novos motores 1.0 e 1.2, ambos três-cilindros turbo, que poderão ter como parceiro o câmbio automático de seis velocidades.

HYUNDAI HB20 Já o vice-campeão de vendas passará apenas por uma reestilização, porém mais profunda, e deverá ser lançado ainda no primeiro semestre. A plataforma atual do HB20 será mantida, mas as linhas do modelo 2019/2020 seguirão as do conceito Saga EV, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. O hatch compacto terá faróis mais afilados e grade hexagonal mais ampla. O modelo ganhará controles de tração e estabilidade e direção com assistência elétrica para todas as versões. O atual motor 1.0 aspirado terá sistema de partida a frio sem o tanquinho auxiliar, e o 1.0 turbo injeção direta de combustível. O motor 1.6 deve permanecer sem alterações.

RENAULT SANDERO E LOGAN O visual nunca foi ponto forte do hatch e do sedã da marca francesa, apesar de ter melhorado um pouco na reestilização feita no modelo 2014. Agora, o Sandero e o Logan passarão por nova reestilização, bem discreta, porém o hatch terá uma traseira exclusiva para o mercado brasileiro, diferente do modelo europeu, com lanterna traseira invadindo a tampa do porta-malas. Já a traseira do sedã não terá alterações significativas. Uma novidade de peso será a adoção do câmbio automático do tipo CVT, sempre associado ao motor 1.6 16V SCe. Mas o Sandero manterá os motores 1.0 12V SCe e o 2.0 16V, este último que equipa a versão esportiva RS.

OS GTS DA VW Na onda das novas versões, a Volkswagen prepara para o primeiro semestre o lançamento da versão GTS para o Polo e o Virtus, que foram vistos como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo. O hatch terá para-choque com desenho diferente, grade do tipo colmeia, faróis com LED, defletor de ar na tampa traseira e saída de escapamento dupla. Se for seguir o conceito apresentado no Salão, terá rodas de liga leve de 18 polegadas. Por dentro, o destaque fica por conta do painel digital Active Info Display, além do revestimento todo em preto. A sigla GTS marca presença na grade dianteira, no volante e no encosto dos bancos. Polo e Virtus GTS vão trazer sob o capô o motor 1.4 flex de 150cv e 25,5kgfm de torque. O câmbio é automático de seis marchas.

AVENTUREIROS Para quem curte os modelos com pretensões de fora de estrada, 2019 trará novidades. Uma delas será o Fiat Argo aventureiro, que terá para-choques exclusivos, molduras nas caixas de rodas e rack de teto. As suspensões serão ligeiramente elevadas e com calibragem adequada para trafegar em pistas de pisos irregulares, e os pneus serão de uso misto. A versão aventureira do hatch terá apenas a opção de motor 1.8 e câmbio automático.

Outro que vai seguir na mesma linha é o Toyota Yaris X-Way, com lançamento previsto para fevereiro. Assim como o Argo, a versão aventureira do modelo da marca japonesa terá adereços estéticos, como apliques nos para-choques e para-lamas, rodas com acabamento na cor preta e o logotipo X-Way na tampa traseira e nos tapetes. Baseado na versão XS, o Yaris aventureiro é equipado com motor 1.5 de 105cv (g)/110cv (e) e câmbio CVT.




TOYOTA YARIS GR-S (foto) A Toyota lançará ainda a nova versão topo de linha do Yaris, a GR-S, apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo. Com apelo esportivo, terá rodas de diâmetro maior, teto pintado em preto, saias laterais, spoliers dianteiros e aerofólio na tampa traseira.

CHEVROLET CRUZE O hatch médio, chamado de Sport6, passará por um facelift, com discretas alterações nos para-choques e na grade dianteira, que terá a gravatinha da marca reposicionada. A principal novidade do Chevrolet Cruze Sport6 será a tecnologia 4G com Wi-Fi, mas provavelmente o consumidor deverá pagar por ela. O Cruze Sedan passará pelas mesmas modificações de estilo, com a mesma frente do hatch e para-choque traseiro com novo desenho. Ambos vão manter o motor 1.4 turbo flex de 150cv e câmbio automático de seis velocidades.




KIA RIO (foto) Se a economia do Brasil estabilizar e o dólar alcançar patamares aceitáveis, a Kia deverá trazer para o Brasil o hatch compacto premium Rio, que também foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo. Provavelmente, será vendido em duas versões, EX e LX, trazendo itens de série como ar-condicionado digital, direção elétrica, volante multifuncional, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17 polegadas, teto solar elétrico, sistema multimídia com tela de cinco polegadas sensível ao toque, seis airbags, sistema Isofix, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de estabilidade (ESC) e câmera de ré.

CHEVROLET PRISMA Assim como o Onix, a terceira geração do sedã compacto será construída sobre a plataforma Global Emerging Market (GEM), e deverá ser lançada no início do segundo semestre. A frente será igual à do hatch, mas a traseira terá lanternas invadindo a tampa do porta-malas. O sedã compacto será equipado com os novos motores três-cilindros 1.0 e 1.2 turbo, além de câmbio automático de seis velocidades.

HONDA CIVIC Também no segundo semestre, a décima geração do Honda Civic passará por discreto facelift, ganhando novo para-choque com entradas de ar um pouco maiores e nova moldura para os faróis de neblina. Além disso, o sedã da marca japonesa ganhará nova central multimídia e mudanças no acabamento interno.

TOYOTA COROLLA A nova geração do sedã será bem diferente da atual. Construído sobre a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA), o novo Corolla terá desenho mais moderno e esportivo, com uma grade maior do tipo colmeia e faróis com desenho ousado. A traseira terá lanternas mais estreitas com LEDs, invadindo a tampa do porta-malas. O sedã deve chegar um pouco maior, com ganho no espaço interno. O novo motor 2.0, produzido na fábrica de Porta Feliz (SP), terá injeção direta de combustível, provavelmente com potências e torque superiores aos do atual. A transmissão automática do tipo CVT também será renovada. Mas a principal novidade do Corolla 2020 será a versão híbrida flex, equipada com um motor 1.8 e outro elétrico.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)