(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Aos 91 anos, Lima Duarte curte seu novo "papel" de influenciador digital

De volta às gravações "Aruanas", ator usa o Instagram para falar sobre trabalho, dar dicas de filmes e séries, além de divagar sobre temas como o amor


13/06/2021 04:00

André Hermeto*
(foto: Globo/Divulgação)

Lima Duarte, de 91 anos, celebrou o retorno ao trabalho na Globo para as gravações da segunda temporada de “Aruanas”, série que debate questões ambientais como garimpo e trabalho de ativistas na Amazônia. Em vídeo publicado no Instagram, o mineiro de Sacramento comenta sobre essa nova fase que exige protocolos contra o coronavírus e a compara com o clima de antes nos estúdios.
“A proposta de voltar a trabalhar depois de um ano e meio, eu não estou reconhecendo mais nada agora com essas coisas de protocolo. Eu fiz 60 novelas só na Globo. Então, quando entrava no estúdio e começava, tinha aquelas coisas, o cotidiano dos estúdios, das pessoas, diretores, discussão de personagem... E, afinal, vamos gravar”, disse o ator.

No fim de fevereiro, o ator tomou a segunda dose da vacina contra a COVID-19 e deixou um recado para o público. “Mesmo com essa dose de esperança, peço a todos que se cuidem! Usem máscara...Tudo isso é necessário para que possamos amenizar os danos dessa doença tão cruel.”

Em vídeo publicado recentemente, o ator também aparece realizando o exame para detectar o vírus por meio de secreção nasofaringe, coletada pelo swab (espécie de cotonete de haste longa). “Fui cutucar o nariz porque é do protocolo, né?”, comentou. “Vou gravar ‘Aruanas’, é muito bom o que eu vou fazer, forte, bom, interessante.”

Lima Duarte aproveitou o momento para relembrar um pouco da trajetória dele na televisão. “Fiz isso (novelas) muito, 50 anos de Globo e 24 de Tupi, 74 anos fazendo novela. Fiz a primeira em 1952, ‘Sua vida me pertence’, com Vida Alves, Wálter Forster, e eu fui o primeiro bandido, era um advogado bandido”, disse.
Lima Duarte escolhe Sassá Mutema, de 'O salvador da pátria', como seu melhor papel
Lima Duarte escolhe Sassá Mutema, de "O salvador da pátria", como seu melhor papel (foto: GLOBO/REPRODUÇÃO)

PAPÉIS ICÔNICOS 
Ele falou também sobre a novela “O salvador da pátria”, que disse assistir agora (a produção está disponível no Globoplay). “Lauro César Muniz, você fez uma novela espetacular, é a melhor que eu fiz”, afirmou, elogiando o trabalho do dramaturgo. Lima Duarte falou que até hoje as pessoas têm carinho pelo bóia-fria Sassá Mutema. O ator ainda mostrou quadros, bonecos e itens de decoração que já recebeu em alusão ao personagem. “O Sassá ainda repercute, que poder que ele tinha, falava com a alma das pessoas.”

Além de Sassá Mutema, Lima Duarte também interpretou outros papéis icônicos da televisão brasileira, como o fazendeiro Sinhozinho Malta, na novela “Roque santeiro”, clássico de 1985.  Fez também o papel de Zeca Diabo, em “O bem-amado”, de 1973, além de folhetins mais recentes, como “O outro lado do paraíso”, no qual interpretou Josafá Tavares. Na novela de Walcyr Carrasco, o ator contracenou com a amiga Fernanda Montenegro (Mercedes), sua esposa na trama.

No cinema, já participou de clássicos, como “O auto da Compadecida”, no qual interpreta o personagem do Bispo. Também participou da obra baseada em história real “O assalto ao Banco Central”, de 2011.
Em 'Roque santeiro', foi Sinhozinho Malta e contracenou com Regina Duarte e José Wilker
Em "Roque santeiro", foi Sinhozinho Malta e contracenou com Regina Duarte e José Wilker (foto: Irineu Barreto Filho/globo )

BLOGUEIRINHO 
Lima Duarte agora se aventura pelas redes sociais. O ator divaga sobre vários assuntos em sua página do Instagram (@limaduarte), desde casos de sua vida e fotos do cotidiano, até mensagens de apoio para amigos e colegas. Em uma das publicações, ele fala justamente desse novo papel como influenciador digital. “As mídias sociais eu frequento muito raramente, mas as netas vêm aqui e me gravam... Me pedem para falar das séries que eu mais gosto, mas eu só vejo novela... Elas acham que tenho muito pra falar, então tô falando.”, brinca o ator.

Isolado desde o início da pandemia em seu sítio em Indaiatuba, no interior de São Paulo, Lima Duarte comenta sua rotina, dividida entre muita leitura, novelas, filmes e, claro, postagens no Instagram – média de uma publicação por dia. Em uma das mais recentes, o ator conta uma história que envolve o ex-presidente Juscelino Kubitschek, o jornalista Benedito Valadares e Tancredo Neves. No post, o ator incorpora os personagens.

Com a ajuda da família, Lima Duarte criou um design para as publicações em que apresenta suas dicas de filmes e novelas. Entre as indicações, estão tanto obras protagonizadas pelo próprio ator, como o filme “A ilha do terrível Rapaterra” e a novela “A fábrica”, quanto produções mais recentes, como a série da Netflix “Sex education”, elogiada por ele.

CARISMA 
Embora Lima Duarte só tenha começado a fazer uso das redes durante o período de pandemia, sua motivação é entreter não só a si mesmo, mas também aos seus seguidores. A primeira postagem do ator foi em junho de 2020, na qual ele faz um monólogo sobre como algumas pessoas buscam significar o amor através de imagens. Ele então fala que tem uma imagem clara, cristalina do amor e, quando se passa para a foto ao lado, seu neto aparece tomando sorvete. E, após este post, o ator continuou esbanjando fofura e carisma em todas as publicações que se seguem. (Com Agência Estado)

* Estagiário sob supervisão da subeditora Tetê Monteiro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)