Publicidade

Estado de Minas

Livros, amor, amizade e...traições

Na novela de Rosane Svartman e Paulo Halm, a morte desafia os personagens, que redescobrem o valor da vida. Bom sucesso, novo folhetim da Globo, substitui Verão 90


postado em 28/07/2019 04:25

Ramon (David Junior) e Marcos (Romulo Estrela) disputarão o amor de Paloma, papel de Grazi Massafera (detalhe)(foto: Fotos: João Cotta/Victor Pollak/Globo)
Ramon (David Junior) e Marcos (Romulo Estrela) disputarão o amor de Paloma, papel de Grazi Massafera (detalhe) (foto: Fotos: João Cotta/Victor Pollak/Globo)

A troca de exames de Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antonio Fagundes) é o ponto de partida de Bom sucesso, nova novela das 19h da Globo, que estreia nesta segunda-feira (29). Na trama escrita por Rosane Svartman e Paulo Halm, pensando que tem apenas seis meses de vida, a costureira fica desnorteada e passa a ter ânsia de viver, sem pensar no amanhã. Levada por um impulso, se despede do seu grande amor da juventude, Ramon (David Junior). Além disso, transa com um desconhecido: Marcos (Romulo Estrela), justamente o filho de Alberto.

"Quando Paloma descobre que vai morrer e, depois, que tudo não passou de um erro do laboratório, ela muda. Esse susto faz com que ela veja a vida de outra forma, pondere, questione e viva mais intensamente. Ela jamais se daria o direito de ter uma paixonite como aquilo, com o Marcos. Já o Ramon é um laço quase que de infância e adolescência", afirma Grazi Massafera.

Desfeito o mal-entendido, Paloma fica curiosa para descobrir quem é o verdadeiro dono do exame. Então, a mocinha vai atrás de Alberto e, a partir daí, nasce uma bela amizade. Apesar de serem de classes sociais diferentes, os dois têm uma paixão em comum: os livros. E quem não gosta nem um pouco da aproximação dela com o dono da editora Prado Monteiro é Diogo (Armando Babaioff). Genro do empresário, o advogado ambiciona convencer a esposa, Nana (Fabiula Nascimento), a vender a empresa da família. Assim, ele poderá pegar o dinheiro, pedir o divórcio e assumir seu relacionamento com a assistente da mulher, Gisele (Sheron Menezzes).

"A história da Nana, Diogo e Gisele é muito importante. Basicamente, junta as tramas conforme o advogado planeja o fim do Alberto e de seu negócio no decorrer da novela. Mas, inicialmente, não vai conseguir. Por conta disso, ele vira também o antagonista de Paloma, já que ela dá a Alberto ânimo para viver", ressalta o diretor Luiz Henrique Rios.

Para tirar Paloma de seu caminho, Diogo começa a manipular Nana, que tem dificuldade em aceitar a presença de uma desconhecida na vida do pai. Afinal, o empresário é uma pessoa amarga e sempre manteve as questões familiares mal resolvidas. Por conta da sua dedicação ao universo literário, ele deixou de ser afetuoso com os filhos.

"Gosto sempre de comentar sobre um livro que está estimulando a gente nessa novela, chamado A morte é um dia que vale a pena viver, da Ana Claudia Quintana Arantes. Ele fala sobre cuidados paliativos, que é uma forma diferenciada de encararmos a morte. Vê-la não como uma doença, mas como um limite para a vida. É interessante estar bem para morrer", explica Antonio Fagundes.

TRIÂNGULO Quando Paloma passa a trabalhar como acompanhante de Alberto, ela reencontra Marcos e descobre sobre o parentesco entre eles. O rápido envolvimento que teve com o bon-vivant foi arrebatador. Mas, nessa altura, já retomou o relacionamento com Ramon, que volta dos Estados Unidos para resgatar a história de amor interrompida há mais de 15 anos. A mocinha, então, fica dividida entre a paixão avassaladora que sente por Marcos e o pai de sua primeira filha.

"Marcos é apaixonado pela vida, pelos livros e pela solteirice. Gosta de viver intensamente um dia depois do outro, sem se cobrar tanto. Ele se encanta por Paloma e eles acabam se envolvendo. Quando fica sabendo sobre Ramon, dá um passo atrás, mas não vai desistir de conquistá-la", adianta Romulo Estrela. (Estadão Conteúdo)

QUEM É QUEM

Paloma (Grazi Massafera) – Mulher batalhadora, solar e sonhadora que, apesar das dificuldades, está sempre disposta a ajudar as pessoas. Apaixonada pelos livros, batiza os três filhos com nomes inspirados em clássicos da literatura: Alice (Bruna Inocêncio), Gabriela (Giovanna Coimbra) e Peter (João Bravo). Quando engravida de sua primogênita, abre mão do sonho de estudar letras e começa a trabalhar como costureira. Depois de ser vítima de uma troca de exames, tem a vida virada do avesso por acreditar que tem apenas seis meses de vida.

Alberto (Antonio Fagundes) – Patriarca da família, é prático, autoritário e ranzinza. Como pai de Nana (Fabiula Nascimento) e Marcos (Romulo Estrela), é distante e exigente. Só sabe demonstrar amor e carinho pela neta, Sofia (Valentina Vieira). Passa a repensar a forma como encara a vida ao conhecer Paloma (Grazi Massafera).

Ramon (David Junior) – Determinado e empenhado, é louco por Paloma (Grazi Massafera), sua paixão da juventude e com quem teve Alice (Bruna Inocêncio). Atleta, sonhava ser jogador de basquete. Logo depois do nascimento da filha, ganha uma bolsa em uma universidade nos EUA. Fica mais de 15 anos morando no exterior, até descobrir que Paloma está com os dias de vida contados. Resolve abandonar tudo e voltar ao Brasil.

Marcos (Romulo Estrela) – Independente, arrojado e bon-vivant, é filho de Alberto (Antonio Fagundes) e irmão de Nana (Fabiula Nascimento). Marcos tem a mesma paixão pelos livros que o pai. Leva uma vida de aventuras, amores e boemia. Em Búzios, conhece Paloma (Grazi Massafera), com quem tem um encontro arrebatador.

Mariana, a Nana (Fabiula Nascimento) – Workaholic e perfeccionista, é a mente administrativa por trás dos negócios da editora Prado Monteiro. Esposa de Diogo (Armando Babaioff), é uma empresária incansável que tenta salvar os negócios da família. É alvo da arrogância e crueldade do pai, que não aposta em suas ideias para salvar a editora. Nem desconfia que seu marido e sua assistente pessoal, Gisele (Sheron Menezzes), têm um caso.

Diogo (Armando Babaioff) – Advogado charmoso, cínico, interesseiro e inescrupuloso. Aproveita-se da fragilidade de Nana (Fabiula Nascimento) diante da perda da mãe para se aproximar dela e conseguir se casar com a executiva. Usa o nome da família Prado Monteiro para crescer profissionalmente.

Gisele (Sheron Menezzes) – É dissimulada, ambiciosa e invejosa. Mantém um caso com Diogo(Armando Babaioff), por quem é apaixonada, e o ajuda no plano de tomar todas as posses da família de Alberto (Antonio Fagundes).

Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) – Atriz extravagante, egocêntrica e barraqueira. "Bomba" nas redes sociais e chega a contratar fotógrafos para forjar flagrantes nos lugares que frequenta. Mas, no fundo, é sensível e insegura. Tem um affair com Marcos (Romulo Estrela) em Búzios.

Pablo Sanches (Rafael Infante) – Ator vaidoso, tem sempre um tom de comicidade em seus rompantes dramáticos. Não revela sua verdadeira orientação sexual a quase ninguém. É colega de elenco de Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) e até arma um namoro "fake" com ela, só para ganhar mídia.


Publicidade