Jornal Estado de Minas

Por que tanta gente visita a Noruega? A terra dos vikings é fascinante



Dizem que o norueguês não se estressa nunca. E não é pra menos. Nesta terra, o tempo escorre lento, no compasso da natureza. O espírito livre e aventureiro dos noruegueses vem desde os vikings e é latente na população local.
 
Ponto de passagem no Norte da Europa, a Noruega é dividida em 19 regiões e tem em Oslo a sua capital. O país tem cerca de 5 milhões de habitantes. No inverno, as temperaturas chegam a 6,8 graus negativos e no verão os termômetros superam os 20 graus. No verão, as cidades são invadidas por turistas de todas as partes.
 
Vista do Monte Floyen, que fica 400 metros acima do nível do mar - Foto: Teresa Caram/em/d.a press
 
Nossa viagem pela terra dos vikings começou por Bergen. Umas das cidades mais charmosas e a segunda em tamanho (cerca de 250 mil habitantes) e importância da Noruega.
Bergen chove cerca de 250 dias por ano. Então, é bom já ir preparado com capa de chuva, sombrinha e um calçado confortável porque, seguramente, você vai caminhar muito. Aliás, esta é uma das melhores formas de conhecer um lugar.
 
    Leia também: Amantes da boa mesa devem passear pela região portuária de Bergen
 
Estátua do Troll, figura do folclore Escandinavo, no Monte Floyen - Foto: Teresa Caram/EM/D.A Press
 
Para explorar Bergen com todas as suas atrações, são necessários pelo menos três dias. Reserve um deles para um passeio pelos fiordes. O turista pode comprar no porto da cidade os tíquetes para um percurso de cerca de três horas. No verão, os barcos saem de manhã e à tarde, sendo a última saída às 21h, quando ainda é dia. Nesta época do ano, só escurece por volta das 23h30 e às 3h da manhã já está claro.
 
Bergen surpreende o visitante com paisagens encantadoras - Foto: Teresa Caram/EM/D.A Press 
Prepare a câmara porque as paisagens nesse passeio são espetaculares. O barco segue lentamente entre fiordes, cachoeiras, montanhas e vilas pequenas que parecem cenário de filmes.
Aliás, a cidade foi a principal inspiração para os criadores de Frozen, animação da Disney.

VISTA PANORÂMICA

 

 
Outro passeio imperdível é no Monte Floyen, que fica 400 metros acima do nível do mar. Para chegar lá em cima, há opção de subir a pé por trilhas – caso você tenha um bom preparo físico – ou por um floibanem (funicular), que gasta entre cinco e 10 minutos até o topo. O monte oferece uma vista panorâmica de toda a cidade, um restaurante excelente, loja de conveniência, um pequeno parque para as crianças e uma estátua grande de um troll, criatura do folclore escandinavo. Miniaturas dessa figura são comercializadas em todas as lojas da Noruega. O valor do funicular é em torno de 125 NOK (R$ 56,63), ida e volta.
 
Para os mais aventureiros, vale a pena fazer uma caminhada pelas trilhas do Monte Floyen e apreciar a paisagem durante o percurso.
 
Outro destaque é o Monte Ulriken, a mais alta das sete montanhas que cercam Bergen. Fica 643 metros acima do nível do mar. O acesso ao topo pode ser a pé, por meio de trilhas, ou por teleférico, que custa 175 NOK ida e volta (R$ 79,28). Lá em cima tem uma torre de TV, um restaurante e telescópios instalados para o visitante apreciar a vista da cidade e dos arredores.
 
A Noruega tem a maior concentração de fiordes do mundo, atraindo turistas de todas as partes - Foto: Teresa Caram/EM/D.A Press 
 

FIORDES

 
A Noruega tem a maior concentração de fiordes do mundo, atraindo turistas de todas as partes para ver de perto a beleza dessas formações rochosas.
O Fiorde de Geiranger e o Fiorde de Naroy são patrimônios da humanidade. Um passeio pelos fiordes é uma experiência inesquecível, com várias cachoeiras, picos de montanhas (alguns nevados em pleno verão) e águas 
.