Threads e Twitter

Lançado pela Meta, o Threads deseja ultrapassar o número de usuários ativos do Twitter

Stefani Reynolds/AFP
Threads, a rede social de textos curtos da Meta, responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, lançada na quarta-feira (5/7), tem como objetivo concorrer com o Twitter. Mark Zuckerberg – CEO da empresa – anunciou que o aplicativo registrou 2 milhões de usuários em apenas 2 horas. Com menos de 24 horas de lançamento, a rede ultrapassou 30 milhões e tem figurado entre os assuntos em alta.
 
O Threads possibilita fazer publicações de até 500 caracteres, além de links, fotos e vídeos. Também é possível curtir, comentar e compartilhar o que outros usuários postam. Apesar das semelhanças com a rede do passarinho azul, a recepção inicial do Threads tem sido mista e sofrido rejeição, principalmente, dos tuiteiros de longa data. 
 
  
Entre as críticas feitas ao aplicativo está o fato dele ser atrelado ao Instagram, de forma que não é possível apagar a conta do Threads sem deletar também a da rede vizinha. Além disso, o Threads aproveita os mesmos seguidores do Instagram, o que afasta internautas que buscam um perfil não vinculado a outro. Confira:

 
 
 
 
 
 

Outra reclamação recorrente é em relação ao conteúdo que aparece na nova rede. Até o momento, o Threads possui uma única timeline não cronológica, o que mostra muitas publicações que estão em alta no app e de perfis famosos. “A rede provavelmente vai dar certo porque só migrou os usuários do Insta, mas está bem longe de substituir aqui”, escreveu um usuário. Veja:

 
 
 
 
 
 

A competição também é alimentada pelo dono da rede social. "Acho que deveria haver um aplicativo de conversas públicas com 1 bilhão de pessoas nele. O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Espero que nós consigamos", respondeu Zuckerberg ao ser perguntado se o Threads superaria o Twitter, que atualmente possui cerca de 350 milhões de usuários.