TikTok

O recurso oferecerá uma lista de sugestões de acordo com o comando do usuário.

Patrick T. Fallon/AFP
O TikTok parece estar seguindo os passos do ChatGPT ao testar uma nova funcionalidade de chatbot com inteligência artificial (IA) para recomendar vídeos aos usuários com base em suas perguntas. Conforme relatado pelo site The Verge, o chatbot, chamado Tako, enviará uma lista de sugestões de vídeos para o usuário conforme o comando dado no chat. A empresa confirmou a informação.

Daniel Buchuk, da Watchful Technologies, compartilhou uma captura de tela da nova funcionalidade com o The Verge, mostrando o ícone do Tako, que tem formato de fantasma, localizado acima do ícone do perfil do TikTok, no lado direito. Ao clicar no ícone, uma nova tela de chat é aberta, onde o usuário pode interagir com a IA e fazer perguntas. O Tako se apresenta no chat, incentivando o usuário a fazer perguntas e prometendo ajudá-lo a encontrar o que procura.

A nova funcionalidade oferecerá uma lista de sugestões de vídeos de acordo com o comando do usuário. Buchuk explicou ao The Verge que, por exemplo, se o usuário estiver assistindo a vídeos de comida e pedir uma receita, o Tako mostrará vídeos relacionados à receita solicitada. Da mesma forma, se o usuário perguntar sobre exposições de arte em Paris, o chatbot exibirá vídeos e uma lista de sugestões na resposta.
 

Ainda não se sabe qual modelo de IA está sendo usado no Tako. Outra captura de tela da Watchful mostra um aviso do TikTok informando que o Tako é um chatbot experimental, com respostas geradas por IA, e que o feedback do chatbot pode não ser verdadeiro ou preciso.

Zachary Kizer, porta-voz do TikTok, disse ao site americano que a funcionalidade é um “experimento limitado” e não está disponível na América do Norte e na Europa. Ele afirmou que a empresa está sempre testando novas tecnologias e que os testes do Tako estão ocorrendo apenas nas Filipinas.

Em declaração, Kizer complementou: “Em mercados selecionados, estamos testando novas formas de alimentar a pesquisa e descoberta no TikTok, e estamos ansiosos para aprender com nossa comunidade enquanto continuamos a criar um espaço seguro que diverte, inspira a criatividade e impulsiona a cultura”. Segundo a Reuters, Buchuk informou que sua equipe encontrou referências ao Tako em algumas versões do TikTok no início deste mês, incluindo uma versão de teste em um dispositivo iOS nos Estados Unidos.