(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas 'VERIFICADOS'

Twitter: pesquisador da UFMG pede selo azul para cientistas

Doutorando do Instituto de Ciências Biológicas propõe que plataforma inclua cientistas em seus critérios de notabilidade para ajudar no combate à desinformação


04/05/2022 18:07 - atualizado 04/05/2022 18:35

Homem segura aparelho celular com logo do Twitter
Pesquisador acredita que com o selo azul, cientistas teriam mais alcance na plataforma (foto: Olivier DOULIERY / AFP)
Um doutorando do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) defende que o Twitter passe a incluir cientistas nos seus critérios de notabilidade para conseguir o selo azul da plataforma, o que garante que aquela conta é verificada. 

 

 


Após alguns anos, a plataforma relançou o serviço que atesta a legitimidade do usuário e oferece critérios de notabilidade para as seguintes categorias:

  • contas de governo, 
  • empresas, 
  • marcas e organizações, 
  • organizações de notícias e jornalistas, 
  • entretenimento, 
  • esportes e ativistas, 
  • organizadores e outros indivíduos influentes 

Porém, segundo Cássio Cardoso Pereira, falta uma que enquadre os cientistas, “tão importantes na disseminação do conhecimento, principalmente na pandemia de COVID-19, já que representam uma voz confiável contra as fake news”, afirma.

Em recente publicação na revista Nature, Cássio destaca a importância da inclusão desses profissionais nos critérios de notabilidade da plataforma. 

“Fora das categorias elegíveis, eles acabam perdendo sua voz no Twitter. Esse problema ocorre porque a maioria dos cientistas não é conhecida do grande público. Diferentemente de políticos, jornalistas e membros de outras categorias que podem comprovar a carreira (por e-mail oficial, site, notícias etc.), para obter a legitimidade da conta, o cientista só pode conseguir o selo azul se tiver um engajamento semelhante a um influenciador ou celebridade.”

O pesquisador acredita que deixar os cientistas de fora das categorias elegíveis, considerando o grande poder e alcance da plataforma, é um erro que precisa ser corrigido. 

“A inclusão nos critérios de notabilidade será relevante para muitos cientistas que usam o Twitter e divulgam suas descobertas, pois pode auxiliar principalmente no combate às fake news, ainda mais nos tempos sombrios que vivemos, com tanto ódio pela ciência e pelas vacinas disseminado por grupos extremistas ao redor do mundo.”

Voz silenciada e pouco alcance 


Cássio afirma que as contas falsas, os disparos de robôs e pessoas maliciosas que postam falsas afirmações sobre ciência silenciam a voz dos cientistas, “que pouco alcança o público leigo em geral por não ter o selo de legitimidade nessa mídia social. Isso prejudica muito a validação das informações pela população.”

“Estamos planejando introduzir, ainda neste ano, mais categorias elegíveis à nossa política de verificação, como cientistas, acadêmicos e líderes religiosos. Continuaremos avaliando outras categorias”, afirma a conta oficial do Twitter, quando questionada sobre a falta de inclusão de outras categorias. 
 
 

Cássio Cardoso Pereira é doutorando em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre na UFMG. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)