Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Facebook vai encerrar sistema de reconhecimento facial

Não se sabe quando as mudanças entrarão em vigor, mas, segundo a plataforma, mais de um terço dos usuários optou por usar o sistema de reconhecimento facial


02/11/2021 15:40 - atualizado 02/11/2021 16:04

Reconhecimento facil no Facebook
O anúncio ocorre em um momento em que o Facebook luta contra uma grande crise após o vazamento na imprensa nos Estados Unidos de uma grande quantidade de documentos internos (foto: Facebook/Reprodução )
O Facebook deixará de usar seu sistema de reconhecimento facial que permite identificar, desde 2010, uma pessoa em fotos ou vídeos publicados na rede social, anunciou sua casa matriz nesta terça-feira (2/11).

O anúncio ocorre em um momento em que o Facebook luta contra uma grande crise após o  vazamento na imprensa nos Estados Unidos de uma grande quantidade de documentos internos.


"Há muitas preocupações sobre o lugar que a tecnologia de reconhecimento facial ocupa na sociedade e os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras para regirem seu uso", disse a Meta em um comunicado.

"Em meio a essa incerteza constante, acreditamos que é adequado limitar o uso do reconhecimento facial a um conjunto reduzido de casos", acrescentou.

Não está claro quando as mudanças entrarão em vigor, mas serão amplamente sentidas porque, segundo a plataforma, mais de um terço dos usuários optou por usar o sistema de reconhecimento facial.

A modificação "resultará no cancelamento de mais de um bilhão de perfis individuais de reconhecimento facial", segundo o comunicado.

O Facebook acabou de mudar o nome de sua empresa matriz para "Meta", em um esforço para chamar a atenção para sua visão da realidade virtual para o futuro, tentando mudar o foco sobre os diversos escândalos em que está envolvido.

Facebook, Instagram e WhatsApp, que são usados por bilhões de pessoas no mundo, manterão seus nomes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade