(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas MEIO VIRTUAL

Maior da história? Ação hacker expõe cerca de 8,4 bilhões de senhas

RockYou2021: vazamento, que pode ter sido um dos maiores da história, foi compartilhado em um fórum hacker na deep web


09/06/2021 07:54 - atualizado 09/06/2021 08:04

(foto: Danilson Carvalho/CB/D.A Press)
Um arquivo de 100GB compartilhado em um fórum hacker na deep web expôs cerca de 8,4 bilhões de senhas do mundo inteiro. Segundo o portal especializado Cyber News, a ação pode ter sido a maior da história em relação a vazamento de passwords e senhas privadas.

Sob o pseudônimo de RockYou2021, o vazamento compartilhou dados do mundo inteiro de senhas sem espaço que continham de seis a 20 caracteres. Ainda não existem informações específicas, mas o RockYou2021 pode fazer referência ao RockYou, que vazou 32 milhões de senhas ainda em 2009.

A ação do RockYou2021, entretanto, se aproxima mais — em proporções — ao Compilation of Many Breaches (COMB), vazamento que reuniu 3,2 bilhões de senhas ainda em fevereiro deste ano.

Considerando que em todo o planeta, cerca de 4,7 bilhões de pessoas têm acesso ao meio on-line ao ponto de criar e fazer a manutenção de senhas e passwords de acesso, o número do RockYou2021 indica uma possível compilação de dados vazados em outras ocasiões. Desta forma, os hackers têm, em apenas um documento, um arsenal de senhas gigantesco, o que pode potencializar ataques virtuais.

O Cyber News alerta também que com dados como nome de usuário e endereço de e-mails, os hackers podem ter acesso a várias plataformas, já que as pessoas tendem a usar a mesma senha para diferentes aplicativos e sites.

Maior segurança

Tendo em vista o alto número de dados vazados, o Cyber News apresentou alguns passos para quem quiser uma maior segurança no meio virtual.

- Cuidado com e-mails que tenham a cara de spam (publicidades, promessas mirabolantes, ou endereços que você não conheça); cuidado com mensagens de texto (ou por aplicativos de mensagem) que são de remetentes desconhecidos. Não clique em nada que pareça suspeito.

- Não compartilhe informações pessoais de forma indiscriminada em meios virtuais.

- Em todo aplicativo possível, use a verificação em duas etapas.

- Se perceber que alguma senha sua foi comprometida, altere-a. Lembrando sempre de evitar datas de aniversário, sequências ou nomes familiares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)