(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Tecnologia 5G deve chegar às capitais brasileiras em julho de 2022

O TCU vai, agora, analisar o edital de licitação da tecnologia para que ele seja publicado; isso deve ocorrer em maio


26/02/2021 18:17 - atualizado 26/02/2021 19:08

Edital para licitação da nova tecnologia agora será apreciado pelo TCU
Edital para licitação da nova tecnologia agora será apreciado pelo TCU (foto: Reprodução/PixaBay)
O 5G deve chegar às capitais brasileiras em julho de 2022. Isso porque o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fechou nesta sexta-feira (26/02) o entendimento sobre as regras e obrigações para o edital de licitação da tecnologia no Brasil.

"Quando a gente fala em 5G, só vendo acontecer para entender a sua grandiosidade. Era algo que a gente via apenas na indústria cinematográfica e, em breve, estará disponível a todos os brasileiros. Teremos o 5G standalone funcionando a partir de julho do ano que vem. E vai ser uma grande revolução para o nosso país”, afirmou o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Os pontos que devem ser obedecidos pelas operadoras foram apresentados pelo ministro; pelo presidente da Anatel, Leonardo de Morais; e pelo relator do 5G, Carlos Baigorri, durante coletiva de imprensa na sede da agência. 

O texto foi aprovado na noite de quinta-feira e será encaminhado para apreciação do Tribunal de Contas da União (TCU).

"O 5G vem não só para os brasileiros, mas também para as indústrias, o que vai dar um salto de qualidade gigantesco. Não é só aumento de 100 vezes de velocidade, mas aumento na cadeia produtiva. O 5G vai fazer com que as empresas consigam um crescimento significativo desde a produção até os pontos de venda", explicou Faria.

Análise pelo TCU


Agora o documento segue para o Tribunal de Contas da União (TCU), que tem até 150 dias para analisar o edital, mas o prazo deve ser reduzido.

A estimativa dada pelo ministro é de que a análise leve até 60 dias para que, então, a Anatel possa publicar o edital do leilão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)