Publicidade

Estado de Minas

Nova versão do em.com.br traz jornalismo personalizado

Com tecnologia de ponta, site de notícias mais acessado em Minas Gerais oferece conteúdo identificado com os perfis dos leitores, mais interativo e veloz, facilitando compartilhamento


postado em 13/09/2017 00:12 / atualizado em 13/09/2017 15:27

Com as mudanças, a expectativa é de aumentar em 20% a audiência do site em três meses(foto: Divulgação)
Com as mudanças, a expectativa é de aumentar em 20% a audiência do site em três meses (foto: Divulgação)
em.com.br está de cara nova. Nesta reestreia, hoje, o site dos Diários Associados chega mais bonito, funcional e inteligente. As mudanças visam proporcionar melhor experiência de leitura e oferecer conteúdo de qualidade focado no perfil de cada pessoa. A partir de tecnologia inovadora, desenvolvida especialmente para o site, o sistema identifica as preferências do leitor e apresenta ao usuário um cardápio personalizado de notícias de seu interesse.

O usuário tem à disposição um conteúdo infinito, com a excelência já consagrada dos jornalistas do Estado de Minas. À medida que desliza o mouse para baixo, o site carrega notícias, reportagens, vídeos e galerias de fotos de forma ilimitada. “Nossa intenção é informar nossos leitores priorizando uma melhor experiência de leitura”, afirma o diretor de operações digitais do grupo Diários Associados, Alexandre Magno.

Por mais de seis meses, a equipe de desenvolvimento pesquisou o comportamento do leitor na internet para compreender melhor suas necessidades. Todos os meses, mais de 5 milhões de pessoas visitam o em.com.br, site de notícias mais acessado de Minas Gerais. Somente nos últimos 30 dias, foram contabilizadas 20 milhões de páginas visualizadas.

Um algoritmo exclusivo foi desenvolvido para o site, com o objetivo de mapear os interesses de cada leitor. A partir dessas informações, quem acessa o em.com.br tem à disposição notícias e conteúdo escolhido especificamente para o seu perfil, como política, economia, entretenimento, esportes, entre outros assuntos. Essa seleção personalizada fica situada abaixo dos destaques principais da página. Uma lista das notícias mais lidas será atualizada em tempo real.

Atualmente, quase 60% da audiência acessa o em.com.br pelo celular. A criação da interface do novo site levou em conta esse hábito. “Ela foi muito pensada para o celular, indo além do que se entende como site responsivo, adaptado ao desktop ou ao celular”, afirma Magno. As mudanças tornaram o site mais funcional tanto para o computador quanto para o smartphone.

DESIGN


Além de mais completo e sintonizado com o leitor, o em.com.br está mais leve. O novo site usa tipo de letra que proporciona melhor leitura e conta com maior espaçamento entre as linhas. A rapidez é outro atributo. O tempo de carregamento das páginas caiu pela metade, permitindo que o usuário navegue com maior velocidade.

As mudanças também visam promover maior interação com os leitores, que poderão compartilhar as notícias mais facilmente em suas redes sociais. Outra novidade é que, ao comentar uma notícia, o usuário recebe uma notificação quando alguém responde a seu comentário. A ideia é ampliar o espaço para o diálogo e aumentar a interatividade. “Com as mudanças, a expectativa é de aumentar em 20% a audiência do site em três meses”, diz o diretor de operações digitais dos Associados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade