(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Tecnologia QR Code está nos cartões postais de BH e até nos cemitérios

Tecnologia criada em 1994 tem utilizações inusitadas, como em cemitérios. Dentro dos investimentos para a Copa do Mundo, BH ganha placas com QRCode em pontos turísticos


postado em 20/03/2014 11:37 / atualizado em 20/03/2014 12:19

Ao direcionar o celular para o sinal em QRCode, o visitante acessa informações sobre o morto(foto: Reprodução Internet/Google Image)
Ao direcionar o celular para o sinal em QRCode, o visitante acessa informações sobre o morto (foto: Reprodução Internet/Google Image)

No lugar das tradicionais homenagens, como deixar flores no túmulo de um parente querido, famílias de Curitiba decidiram no ano passado eternizar a memória de seus mortos via internet. Contando com a participação de uma equipe de jornalistas e com suporte de um psicólogo, criaram blogs para seus familiares mostrando uma curta biografia deles, com fotos, música e até vídeos. O projeto foi idealizado pelo Crematório Vaticano, o primeiro do Brasil a utilizar a tecnologia QR Code para contar a história de seus mortos. Ao focar o código de uma das urnas com cinzas – que ficam na chamada Sala de memórias do crematório – com a câmera do dispositivo móvel, o visitante é dirigido a uma página do blog com informações sobre a pessoa, repassadas por sua família.

De acordo com a agência Like Marketing Digital, responsável pela administração e produção de conteúdo do blog, a ideia já faz sucesso em outros países, especialmente no Japão, mas é nova no Brasil. O uso de QR Code em túmulos começou, segundo ela, em cemitérios na Europa e está se popularizando rapidamente nos Estados Unidos. O serviço foi lançado em novembro do ano passado coincidindo com o Dia de Finados. Qualquer pessoa pode ter acesso às páginas, bastando usar um smartphone ou tablet com leitor de QR Code. As páginas ficam hospedadas no blog https://www.funerariavaticano.com.br/blog/ e podem ser sempre atualizadas.

Placas localizadas na orla da Lagoa da Pampulha contêm o QRCode no alto, à direita, permitindo acessar mais informações sobre bens arquitetônicos(foto: BELOTUR/DIVULGAÇÃO)
Placas localizadas na orla da Lagoa da Pampulha contêm o QRCode no alto, à direita, permitindo acessar mais informações sobre bens arquitetônicos (foto: BELOTUR/DIVULGAÇÃO)
 

Atrativos sinalizados

Uma interessante aplicação da tecnologia QR Code pode ser vista e melhor entendida num dos mais belos e conhecidos cartões postais de Belo Horizonte: o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que completou 70 anos em 2013. Projetado por Oscar Niemeyer, o complexo ganhou recentemente uma nova sinalização turística interpretativa. São 68 placas que permitem aos turistas e moradores autoguiar-se e obter informações sobre os atrativos e pontos de interesse locais.

A sinalização nos atrativos da tradicional região belo-horizontina apresenta várias placas equipadas com QR Code, que fornecem informações gerais sobre o lugar ou monumento, sobre as paisagens e características arquitetônicas locais, além de oferecer informações de contexto regional e histórico. Pelo smartphone, ao focar a câmera dele no gráfico QR Code, o visitante tem ainda acesso a conteúdos multimídia disponibilizados para o serviço, criando uma nova e eficiente forma de interação entre o usuário e a atração. É possível, em alguns casos, obter ainda dados sobre possibilidades de visitação, sugestão de roteiros e até informação sobre distâncias.

Em Belo Horizonte, além dos conhecidíssimos locais de visitação, como o Museu de Arte, a Casa do Baile e a Igreja São Francisco de Assis, a sinalização turística contempla mirantes, edifícios públicos, estádios e ginásios esportivos, obras de arte e praças. Utilizando recursos de R$ 550 mil, o sistema foi implantado graças à parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Empresa Municial de Turismo (Belotur) e do Comitê Municipal da Copa e o Governo de Minas, via Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa. Elas são parte do programa de preparação da capital para o grande evento, que prevê ainda a instalação de mais 104 placas nas principais avenidas. De acordo com a Belotur, Afonso Pena, Otacílio Negrão de Lima, Antônio Carlos e Pedro I são os locais que recebem, até maio, o restante das placas, várias com códigos da tecnologia QR Code.

Como e  onde obter  programas

Inventado em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão, o QR Code já se tornou um dos mais populares tipos de código de barras bidimensionais, tendo sido projetado para permitir a decodificação de conteúdos em alta velocidade. Uma das principais vantagens da tecnologia (pelo menos para alguns) é que ela dispensa a obrigação de digitar endereços da internet, tarefa no mínimo chata na hora de usar o celular. Então, com aplicativo de leitura disponível no aparelho, é só iniciá-lo, apontar a câmera do celular para um QR Code e o conteúdo é exibido no navegador web.

Com o crescimento do mercado de smartphones no Brasil, a tendência é a tecnologia se tornar a cada dia mais popular por aqui. Há vários sites pelos quais é possível gerar um QR Code a partir da inserção de um endereço web, texto, número de telefone, imagens etc. Um bom exemplo de site gratuito que cria para você esse tipo de código é o Kaywa. É só acessar o endereço, escolher o que deseja codificar, qual o tamanho de QR Code que deseja e clicar em “Generate”. A página é encontrada em https://qrcode.kaywa.com, mas uma pesquisa na internet oferece ao usuário outras opções.

Leitores

Para acessar conteúdos inseridos em QR Code gerado, é preciso ter um leitor de códigos QR em seu dispositivo móvel. Muitos dos novos celulares brasileiros já vêm com aplicativos instalados de fábrica. Para os que não têm, é necessário procurar um programa compatível. Geralmente, para instalar tais programas é só digitar o número do celular no site do aplicativo que, logo em seguida, uma mensagem com um link é enviado ao usuário para instalação do programa. O i-nigma reader, encontrado em https://www.i-nigma.mobi/ , é um dos mais populares leitores de QR Codes do mundo. Já o Kaywa Reader (https://reader.kaywa.com/) é o aplicativo compatível com maior variedade de smartphones do mercado.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)