(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Malhar durante o frio ajuda a evitar contraturas e desconfortos musculares


postado em 26/06/2011 10:49 / atualizado em 26/06/2011 10:57

"É preciso fazer alongamento por pelo menos 20 minutos antes de iniciar a prática esportiva" - Lincoln Eugênio Tocafundo, professor de educação física (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press)
O inverno enfim chegou, embora o frio já tivesse dado o ar da graça fazia tempo. Nesta época do ano, as tentações são enormes. Não há nada mais gostoso do que ficar na cama até um pouco mais tarde. Melhor que o aconchego do cobertor, apenas caldos, canjica, feijoada, fondue e outras comidas quentes. A soma de tanta gostosura pode ser incômodos quilos. Por isso, caso você queira curtir a época mais fria do ano sem medo de não caber em suas roupas quando o verão chegar, é preciso tomar coragem e ir malhar.

Quem pratica exercícios há mais tempo sabe que o segredo é não deixar a preguiça tomar conta, mas para quem ainda não incorporou a prática esportiva à rotina ir para a academia ou para a piscina é um desafio e tanto. Quem encontra ânimo, nesta época do ano, para malhar certamente terá prazer muito maior quando o verão chegar. Como as baixas temperaturas, de fato, fazem com que as pessoas fiquem recolhidas, algumas dicas são essenciais para você vencer a barreira que é levantar da cama, arrumar-se e ir até a academia.

Como nos dias mais frios o risco de lesões musculares aumenta, a dica é reforçar os cuidados com o aquecimento. Invista tempo maior em movimentos que ajudem a preparar não só os músculos, mas também os tendões. “O ideal é complementar o alongamento convencional, que resulta no estiramento dos músculos, com alongamentos balísticos, com os quais você obtém uma maior vascularização da musculatura, trabalhada com movimentos de soltura e balanceamento dos membros”, diz o educador físico Frederico Reis, da Academia Malhação.

Frederico explica que o alongamento balístico consiste em movimentos mais simples, com pouca intensidade ou nenhuma carga. E não é difícil. O ato corriqueiro de elevar e descer os joelhos aumenta a frequência cardíaca, contribuindo para o aquecimento dos membros inferiores. “É algo parecido com o que é feito por jogadores de futebol, quando eles dão uma ‘corridinha’ no mesmo lugar ou repetem movimentos jogando as pernas para o alto”, ensina o educador físico.

Você pode continuar se aquecendo em aparelhos que estimulam o treino aeróbico, como a esteira e a bicicleta. O ideal é começar com ritmo mais lento e acelerar progressivamente. Exercícios feitos com elásticos complementam o aquecimento especial para o frio. De acordo com Frederico, esses exercícios simples poderão evitar contraturas e desconfortos musculares, na panturrilha, músculos posteriores de coxa e costas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)