(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas COPINHA

Copa São Paulo de Futebol Junior: desafio para a garotada

Caminhada começa hoje na Copinha. Missão é buscar título que não vem desde 2008. Torcida poderá ver jogadores que já tiveram oportunidade no time principal


02/01/2022 04:00 - atualizado 02/01/2022 10:32

A tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior voltará a ser disputada em 2022 depois de ter sido suspensa em 2021 devido à pandemia de COVID-19. E os maiores clubes de Minas vão marcar presença, com o Atlético buscando o tetra (ganhou em 1975, 1976 e 1983); e América e Cruzeiro indo atrás do bi, repetindo o que fizeram em 1996 e 2007, respectivamente. O Serranense também representará Minas na competição.

Justamente por não ter organizado o torneio em 2021, a Federação Paulista de Futebol (FPF) permitiu que jogadores nascidos a partir de 2001 possam atuar em 2022, ampliando a idade em um ano. Com isso, os torcedores verão novamente um torneio com muitos atletas que já tiveram chance nas equipes principais.

Como na edição anterior, serão 128 times, divididos em 32 grupos. Os dois primeiros de cada chave avançam à fase seguinte. A final será em 25 de janeiro.

Felipe Felício, que já ganhou chance de atuar em jogos do profissional, comandará ataque atleticano
Felipe Felício, que já ganhou chance de atuar em jogos do profissional, comandará ataque atleticano (foto: PEDRO SOUZA/ATLÉTICO)

Experiência é um dos trunfos para o Atlético

No Atlético, o técnico Marcos Valadares aposta na experiência de jogadores que já atuaram no time principal. São os casos dos armadores Júlio César e Rubens e dos atacantes Felipe Felício, Luiz Felipe e Guilherme Santos.

A equipe vem de boa campanha no Campeonato Brasileiro Sub-20, na qual foi eliminada nas semifinais pelo Internacional, que acabou campeão. A expectativa é que o time se imponha e novamente vá o mais longe possível.

“A gente teve uma mudança brusca. Depois do título brasileiro fizemos uma reformulação muito grande. E fomos construindo a equipe, chegamos às semifinais do Brasileiro. E agora, para a Copa São Paulo, estamos mantendo a base e vamos com uma equipe forte”, aponta o treinador alvinegro.

Na primeira fase, o Galo está no Grupo 4, e vai estrear contra Aliança-AL, hoje, às 20h45, no Estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. Três dias depois, pega o Andirá, às 17h15. E fecha a participação no dia 8, diante do Linense, donos da casa, às 16h30. Os jogos terão transmissão do SporTV.

“A Copa SP tem algumas peculiaridades. Tem de dar sorte de cair em uma chave em que vá jogar em um campo melhor, cidades que não sejam tão quentes ou mais afastadas. Então, nosso caminho é um pouquinho mais longo até a capital, onde é a final. É um desafio que vamos ter, mas temos de estar preparados se quisermos ganhar a competição. Vamos ter de superar todas as dificuldades para chegar ao título”, argumenta Valadares.

Ele destaca que neste início de temporada alguns atletas que poderiam estar no tradicional torneio de base vão começar a preparação para os estaduais. Então, a parte técnica fica um pouco em segundo plano. “O desafio é mesmo a questão física. Então, estar bem mentalmente é fundamental para superar o desgaste”, diz o treinador, que cita as equipes que terminaram bem o Brasileiro da categoria como favoritas, incluindo o próprio Atlético, o Internacional, o São Paulo, vice-campeão, e o Flamengo, igualmente eliminado nas semifinais.

FAVORITISMO

Justamente pelo bom desempenho no Brasileiro, ele aponta alguns atletas que podem se destacar na competição. “O Rubens talvez tenha sido o melhor no Brasileiro, Luís Felipe fez muitos gols, nossa linha de defesa sofreu poucos gols. Respeitamos todos os adversários, mas queremos impor nossa força e pensar no título.”

OS INSCRITOS

» Goleiros: Gabriel Delfim, Cristian, Gabriel Átila, Vinícius
» Laterais: Carlos Daniel, Hamilton, Luís Fernando e Thomaz
» Zagueiros: Cauê, Hebert, Léo Simoni, Rômulo
» Meio-campistas: Caio Mota, Emanuel, Daniel, Gabriel Souza, Júlio César, Rubens, Vitinho, Yan, Alexandre, Vitor Lima
» Atacantes: Diego Acosta, Felipe Felício, Guilherme Santos, Kaian, Luiz Filipe, Matheus Araújo
Técnico: Marcos Valadares


Para o técnico William Batista, o principal objetivo será o de preparar a transição dos atletas jovens
Para o técnico William Batista, o principal objetivo será o de preparar a transição dos atletas jovens (foto: MOURÃO PANDA/AMÉRICA)

Conquista do sub-20 turbina time do Coelho

Embalado pela conquista do Campeonato Mineiro Sub-20 em outubro, o América quer mostrar na edição deste ano da Copa São Paulo de Futebol Júnior o “DNA formador” do qual tanto se orgulha. A equipe está no Grupo 11, com sede em São Carlos, que tem ainda os locais Sãocarlense e São Carlos e o Falcon (SE).

“Do time que jogou a final do Mineiro, só teremos dois jogadores: o goleiro Carlos e o armador Mateus Henrique. Agora, vamos dar oportunidade a outros jogadores. Alguns já jogaram, mas terão chances como titular. Eles estavam dentro do contexto, com minutagem alta e agora entram em novo estágio”, afirma o técnico William Batista. “O grande título para nós é que os meninos estejam prontos para o time principal. E as conquistas só acontecem por ter qualidade. Eles são os ativos do clube e o que buscamos durante o ano é mesmo colocar esses meninos em boas condições. Jogadores como Lucas Gabriel e outros têm grande potencial.”

Para se dar bem e avançar na competição, de preferência em primeiro lugar na chave, o Coelho aposta na sequência do conhecimento do treinador, que é de Campinas e está acostumado a trabalhar no interior paulista. “Desde que assumi, há 15 meses, aposto na consistência da nossa equipe, mesmo com mudanças constantes”, argumenta.

William Batista destaca que o América tem realmente a tradição de dar chance no time principal a quem se destaca nas categorias de base. Em 2021, por exemplo, o armador Gustavinho ganhou mais chances, completando 12 jogos e dois gols marcados. Porém, a torcida fica sempre esperando que surja alguém como o atacante Richarlison, formado no CT Lanna Drumond e que passou pelo Fluminense antes de brilhar no futebol inglês e na Seleção Brasileira.

Para chegar lá, é preciso vencer as dificuldades típicas da base. “A Copa é um torneio muito particular, pois tem equipes que vão com força máxima, outras desfalcadas pelos estaduais, e aquelas que primam pela força física. O importante é a gente ser consistente, com boa mentalidade, que esteja preparada tecnicamente. E a parte física também faz muita diferença, são muitos jogos seguidos em curto espaço de tempo”, diz o treinador.

O América estreia amanhã, contra o Falcon-SE. Três dias depois, pega o São Carlos e no dia 9, o Sãocarlense. Todos os jogos serão às 19h15, com transmissão da Eleven Sports/Paulistão Play.

OS INSCRITOS

» Goleiros: Carlos, Cássio, Eduardo e Lucas Marques
» Laterais: Arthur, Lucas Gabriel, Carlos Junio, Jurandir e Matheus Schultz
» Zagueiros: Gustavo Marques, Heitor, Júlio, Pedro Michanoski e Rodolfo Moisés
» Meio-campistas: Kanté, Kevyn, Paulinho, Vinícius, Diogo, Igor Henrique, Kauã, Mateus Henrique, Mateus Pan, Rodriguinho e Theo
» Atacantes: Adyson, Ighor Gabriel, Kawê, Marquinhos e Renato Marques
» Técnico: William Batista


O zagueiro Paulo voltou à base como reforço: 'Acredito que chegamos muito fortes à competição'
O zagueiro Paulo voltou à base como reforço: "Acredito que chegamos muito fortes à competição" (foto: GUSTAVO ALEIXO/CRUZEIRO)

Cruzeiro faz suas apostas na renovação

Com o clube passando por transição para a Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o Cruzeiro chega à edição 2022 da Copa São Paulo mudado e sob grande dúvidas quanto ao futuro no clube. O técnico Mário Henrique, que era do sub-17, assumiu em 30 de novembro no lugar de Paulo Ricardo Castro, que estava no cargo desde 2021 e foi demitido depois de ficar em 10º lugar na primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria e perder a final do Mineiro para o América.

Apesar do clima de insegurança, a promessa é de entrega total para fazer bom papel na tradicional Copinha. E conta com jogadores com passagens pela equipe principal, como os zagueiros Paulo e Weverton, o lateral-esquerdo Kaiki e os atacantes Riquelmo e Vítor Roque. A Raposa ainda terá o meia Vitinho, que esteve emprestado às categorias de base do Palmeiras de 2019 a 2021.

O também atacante Vítor Leque, destaque da equipe na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro deste ano, é um dos inscritos. Porém, não integrará a delegação, devendo se apresentar ao time principal na terça-feira, na Toca da Raposa II.

“A gente se preparou bem para a Copa São Paulo, acredito que chegamos muito fortes à competição. Estamos nos adaptando rápido à nova comissão técnica. O Paulo Ricardo era um grande treinador e agora chegou o Mário, com um novo trabalho, outra filosofia. Estamos nos esforçando para tudo sair como a gente quer”, afirma o zagueiro Paulo, que soma seis jogos na equipe principal do Cruzeiro desde o ano passado.

RETORNO

Ele não reclama de ter voltado para a base. Ao contrário, pois espera que a chegada do craque Ronaldo ao controle do futebol poderá significar mais chances para os pratas da casa, uma vez que será preciso obter retorno técnico e financeiro com os atletas formados na Toquinha.

“A gente não pode ter dúvida. O Ronaldo é um ídolo de todos nós, foi criado na Toca I como a gente e é legal demais a volta dele. Está divulgando o Cruzeiro para o mundo inteiro. E a gente espera que dê tudo certo, que as coisas caminharão da melhor forma para todos”, argumenta o defensor.

A Raposa está no Grupo 20, com sede em Itapira e jogos no Estádio Coronel Francisco Vieira. A estreia será diante do Palmas-TO, na quarta-feira, às 19h30. Três dias depois, o time celeste vai encarar o Retrô-PE, às 14h. Já dia 11, enfrenta o local Itapirense, às 11h. Todos os jogos da equipe celeste serão transmitidos pelo SporTV.

OS INSCRITOS

» Goleiros: Denivys, Ezequiel e Rodrigo Bazílio
» Laterais: Geovane (LD), Riquelmy (LD), Kaiki (LE) e Bolívia (LE)
» Zagueiros: Alysson, Matheus Vieira, Paulo, Nardoci e Weverton
» Meio-campistas: Andrey, Breno, Miticov, Ageu, Edgar, Henrique, Marcos Vinícius, Daniel Júnior, Victor Diniz e Vitinho
» Atacantes: Juninho, Alex Matos, Igor Lemos, Queiroz, Riquelmo, Paulinho, Vítor Roque e Vítor Leque (*)
» Técnico: Mário Henrique
(*) Está inscrito, mas não viajará com a delegação

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)