Publicidade

Estado de Minas

Raposa na elite do feminino em 2020


postado em 21/07/2019 04:16

Comemoração dupla das cruzeirenses no Sesc Venda Nova: triunfo valeu a vaga na semifinal e o acesso(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Comemoração dupla das cruzeirenses no Sesc Venda Nova: triunfo valeu a vaga na semifinal e o acesso (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

A Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino terá um representante mineiro no ano que vem. O Cruzeiro garantiu o acesso ontem, ao vencer o Ceará por 2 a 1, no Sesc Venda Nova, em BH. De quebra, assegurou também passagem para as semifinais da Série A-2 – vai enfrentar o Grêmio, que eliminou o América. Por ter melhor campanha, a Raposa decidirá em casa a vaga na final. O primeiro jogo será no próximo domingo, em Porto Alegre. A volta, em 4 de agosto, novamente no Sesc Venda Nova, em BH.

Foi uma tarde de sábado diferente. Mesmo com a falta de infraestrutura do Sesc (não há banheiros próximos à arquibancada e os torcedores têm de andar cerca de 300 metros, além de subir uma grande escadaria, para usar as instalações do ginásio), quem foi ao jogo gostou e se divertiu. Era como assistir ao futebol nos anos 1950, 1960, 1970 e 1980, pois entre os ingredientes estavam a cerveja e um saboroso churrasquinho, feito na hora, vendidos no local.

O público pode ser considerado bom, perto de 1 mil pessoas. As amigas Débora de Oliveira, de 23 anos, e Mariane Costa, de 29, professoras de história, aguardavam a partida com ansiedade. “Nós nos preparamos para vir. Foi uma hora e meia pra sair de casa, no Coração Eucarístico, pegar metrô e ônibus, até aqui. Mas é válido”, diz Débora, que passou a acompanhar o futebol feminino quando entrou para a faculdade. “Lá, começamos a debater gênero e o futebol fazia parte das discussões.”

Em campo, Duda, a camisa 10 celeste, encheu os olhos da torcida com seu talento. Ela não cabia em si de alegria: “Foi o primeiro passo. A felicidade é enorme. Estou mais feliz ainda pela torcida, que é um incentivo a mais. Quando a gente está cansada, ela grita e nos dá força, nos faz correr mais ainda”.

NO SUL Em Gravataí, o América ficou no 0 a 0 com o Grêmio, também ontem à tarde, e vai continuar na Série A-2 no ano que vem. O Coelho havia sido derrotado por 2 a 1 em BH e precisava vencer as gaúchas na partida de volta das quartas de final, no Estádio Vieirão. Agora, o time se prepara para o Campeonato Mineiro, que começa em setembro.


Publicidade