moça segura vidro escuro, de gotas, com vitamina C

Incluir a vitamina C na rotina de cuidados do skincare é uma escolha inteligente para manter a saúde e beleza da pele

Kalos Skincare/Unsplash


Cuidar da pele é essencial para manter uma aparência saudável e jovem e, nesse sentido, as vitaminas são grandes aliadas nessa rotina. Um dos ingredientes que vem ganhando cada vez mais espaço nas prateleiras é a vitamina C. Ingerida por meio da alimentação, suplementada ou aplicada diretamente na pele, o nutriente promove inúmeros benefícios.

Paula Colpas, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e consultora da farmacêutica brasileira TheraSkin, explica que a vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente essencial na rotina de cuidados com a pele: "Ela é um excelente ingrediente dermocosmético, capaz de melhorar a textura, firmeza e luminosidade da derme, além de ajudar a proteger dos danos causados pela exposição ao sol e a poluição, além de auxiliar no estímulo para a produção de colágeno".

Leia também: Poderoso oxidante: vitamina C deixa pele mais jovem e iluminada.

Conheça 5 motivos para incluir a vitamina C na rotina de skincare

  1. Proteção antioxidante: a vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres, que podem causar danos às células e acelerar o envelhecimento da pele. Seu uso no rosto, pescoço e colo retarda a degradação do colágeno e fibras elásticas cutâneas, prevenindo e amenizando as rugas e as linhas de expressão.
  2. Potencializa a ação do protetor solar: a recomendação do uso diário de protetor solar não é uma novidade. Ele é essencial para proteger a pele dos raios UVA e UVB, prevenindo contra o câncer de pele, manchas e envelhecimento precoce. Porém, combinar a aplicação com vitamina C garantirá uma ação ainda mais ampla, auxiliando no combate ao efeito da radiação solar, responsável por gerar os radicais livres.
  3. Estimula a produção de colágeno: colágeno é uma proteína fundamental para manter a pele firme e elástica. A vitamina C ajuda a estimular a produção dessa proteína, mantendo a pele mais jovem e saudável. “Com o passar do tempo, a produção de colágeno diminui e sua degradação aumenta, especialmente a partir dos 30 anos de idade. Por isso, é recomendado realizar cuidados e tratamentos que ajudem a retardar esses efeitos. Ao aplic ar a vitamina C localmente, é possível estimular a produção natural de colágeno, promovendo maior elasticidade da pele e prevenindo o envelhecimento”, conta a dermatologista. 
  4. Hidrata a pele: a vitamina C também é capaz de ajudar a manter a pele hidratada, o que é fundamental para evitar o ressecamento e o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda a melhorar a textura da pele, deixando-a mais macia e suave.
  5. Pode ser usada por todos os tipos de pele: uma das maiores preocupações é sobre os produtos que podem ser usados nas peles sensíveis. A vitamina C é um ativo com boa aceitação em todos os tipos de pele. Pessoas com pele seca, mista ou oleosa podem inclui-la na rotina de cuidados diários.
“O alerta que sempre dou é ler a composição de cada produto. Pessoas que são alérgicas a qualquer substância presente naquele item, devem evitar o seu uso”, ressalta Paula Colpas. Mas incluir a vitamina C na rotina de cuidados com a pele é uma escolha inteligente para manter a saúde e beleza da pele, recomenda a médica dermatologista.