Jovem mulher branca do cabelo preto fazendo auto exame na mama

Método criado auxilia na saúde física e mental

Freepik

Em 2022, Camila Honrece, uma arquiteta e professora de 29 anos, foi diagnosticada com câncer de mama. Depois de passar por radioterapia, quimioterapia e mastectomia dupla, ela transformou sua experiência pessoal com a doença e recuperação em um novo método de yoga, chamado Onco Yoga. Com 12 anos de prática, a jovem percebeu a necessidade de criar posturas específicas que poderiam fortalecer e relaxar simultaneamente outras mulheres lutando contra o câncer.

Durante o processo de diagnóstico e tratamento, Camila percebeu o impacto negativo da interrupção de suas práticas de yoga em seu bem-estar físico e emocional. Com o avanço da doença, ela questionou se existiam posturas de yoga que poderiam beneficiá-la nesse momento difícil. Assim, a Onco Yoga nasceu.



Diferentemente de outras modalidades de yoga, o Onco Yoga enfatiza movimentos suaves e coordenados com a respiração, que ajudam a aliviar a ansiedade do diagnóstico de câncer. Camila destaca a importância do estímulo ao sistema linfático, ligado diretamente ao sistema imunológico, durante o tratamento oncológico.

O método Onco Yoga, disponível na plataforma online Hotmart mediante assinatura trimestral, é dividido em módulos temáticos com aulas específicas para cada um dos principais efeitos colaterais das várias etapas do tratamento do câncer. Os módulos incluem aulas voltadas para a melhora da náusea, constipação, diarreia, fraqueza (óssea e muscular), baixa imunidade, dores ósseas e articulares e fadiga.

LEIA MAIS: Dia Internacional do Yoga: os benefícios da prática para a saúde mental 

Após o diagnóstico, a jovem tentou substituir as práticas vigorosas de yoga pelos movimentos mais leves da yoga restaurativa, mas logo percebeu que essas práticas silenciosas aumentavam sua ansiedade. Depois de enfrentar os efeitos colaterais da quimioterapia, ela decidiu retomar suas práticas de yoga mais vigorosas e estudar os possíveis efeitos colaterais de cada etapa do tratamento.

Após a implementação dessas mudanças em sua prática de yoga, Camila relata que os efeitos colaterais da quimioterapia diminuíram significativamente. O fortalecimento de seu corpo também ajudou na recuperação da cirurgia de remoção das mamas. Seu médico aconselhou a remoção de ambas as mamas, considerando seu histórico familiar e sua idade. Decidida a se preparar para a cirurgia, ela começou a praticar o Onco Yoga e retomou seus treinos funcionais, o que resultou em uma recuperação bem-sucedida.

LEIA MAIS: Estudo mostra que yoga e meditação melhoram funções do cérebro