Ozempic

Ozempic

Joel Saget/AFP

O Ozempic, remédio que é receitado para quem tem diabetes tipo 2, vem sendo muito utilizado, causando emagrecimento rápido. Mais recentemente vem sido relatado também o efeito colateral de envelhecimento do rosto.

Para a dermatologista Ana Claudia Dal Magro, o Ozempic tem sua indicação bem estabelecida, o que acontece é que as pessoas acabam comprando sem orientação ou indicação correta. "A rápida perda de peso leva à perda de volume no rosto - as gorduras faciais que mantem o rosto estruturado, mas também pode afetar o colágeno e a elastina da pele, visto que não é incomum haver uma nutrição inadequada durante seu uso", afirma.
 

Ainda segundo ela, as gorduras faciais, quando posicionadas corretamente nos ajudam a envelhecer melhor, trazendo aparência mais jovem. "Quando estas são perdidas de maneira súbita, a pele que "sobra" fica flácida e sem sustentação", observa.


Como consequência ao uso indiscriminado do medicamento, ocorre a desestruturação e flacidez da pele. Entretando a alta tecnologia de procedimentos estéticos atuais podem ajudar a reverter o processo de envelhecimento da pele causado pelo emagrecimento rápido. Segundo Ana Claudia, "o uso de bioestimuladores de colágeno e tecnologias como ultrassom microfocado são ótimos aliados para manter a pele no lugar durante a perda de peso, evitando a flacidez em excesso." 
 
Após a perda rápida sem tratamentos - como nos casos de "Ozempic face", podemos ver a perda da estrutura facial, perda do contorno e dos coxins gordurosos da face - trazendo um ar envelhecido, cansado. Para a especialista os bioestimuladores são importantes mas precisam de um tratamento adicional,, "neste caso, os bioestimuladores de colágeno continuam tendo seu papel, mas em geral associamos com preenchedores de ácido hialurônico para devolver volume na face em pontos estratégicos, devolvendo o ar de juventude e estrutura e fios de PDO para efeito lifting imediato da flacidez já vista."