(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas AMIOTROFIA MUSCULAR ESPINHAL

Queiroga anuncia Zolgensma, remédio mais caro do mundo, no SUS

Remédio é utilizado no tratamento de crianças portadoras de Amiotrofia Muscular Espinhal; valor do medicamento cerca os R$ 6 milhões


03/12/2022 15:50 - atualizado 04/12/2022 11:39

Marcelo Queiroga e Michelle Bolsonaro sorrindo
Em sua publicação, Queiroga postou uma foto com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que se coloca como ativista pelo cuidado de pessoas com doenças raras (foto: Reprodução/Redes sociais)
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste sábado (3/11), via redes sociais, que o SUS vai disponibilizar o Zolgensma, medicamento que trata crianças portadoras de Amiotrofia Muscular Espinhal (AME) e é conhecido como o remédio mais caro do mundo - custa cerca de R$ 6 milhões.
 
 

Segundo o ministro, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde (Conitec), órgão responsável por avaliar tratamentos e medicamentos para serem incorporados ao SUS, deu parecer favorável à inclusão do medicamento na rede pública.

A recomendação é que o Zolgensma seja aplicado em crianças com até 6 meses de idade e AME tipo I, que estejam fora de ventilação invasiva acima de 16 horas por dia, conforme protocolo estabelecido pelo próprio ministério da Saúde e pelo Acordo de Compartilhamento de Risco. Para além do medicamento, o SUS já tem na rede pública o Nusinersena e Risdiplam, usados para tratar a doença. 
"Esta é uma luta de muitos pais e de todos nós. Fico feliz em dar uma resposta tão importante. A AME é uma doença muito rara, degenerativa, que afeta o neurônio motor, responsável por gestos voluntários vitais para o corpo humano, como respirar, engolir e se mover", escreveu Queiroga.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)