(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas INCÔMODO

Piolhos: especialista revela como se dá infestação por insetos nos cabelos

Essa é uma realidade comum na infância. Pediculose é facilmente transmissível entre os pequenos


22/09/2022 09:34

Piolho
(foto: Egor Kamelev/Pexels)

O piolho é um inseto que vive no cabelo das pessoas e se alimenta de seu sangue. Pode parecer até ser algo difícil de acontecer, mas, ao contrário disso, a infestação por piolhos, conhecida como pediculose, é uma realidade comum na infância, por ser facilmente transmissível entre os pequenos.

De acordo com a cientista Jackeline Alecrim, o contágio pode acontecer através do contato direto ou através do uso de bonés, escovas de cabelo e até mesmo roupas contaminadas. Outro fato curioso é que, ao contrário do que muitos pensam, os piolhos são incapazes de voar.

Leia também: Setembro Dourado: câncer infantil tende a ser mais agressivo e mais curável

Outra ponderação feita pela cientisa é que o uso irracional de produtos para combater os piolhos vem provocando a resistência desses ectoparasitas, que passam a desenvolver mecanismos de defesa, fazendo com que os tratamentos convencionais sejam inofensivos a eles.

"Mais um fator preocupante é o uso de receitas caseiras perigosas e arriscadas, que incluem baygon e querosene, que podem ser tóxicas e perigosas para as crianças, geralmente as principais vítimas do problema", alerta Jackeline.

Ainda de acordo com a especialista, os Pediculus humanus corporis infestam o corpo e geralmente se relacionam a más condições de higiene. São mais frequentes entre pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade ou em espaços limitados.

"Outra espécie de piolhos é o Phthirus púbis. Se alojam na área genital e são transmitidos por meio de relações sexuais. Eles também podem se agrupar nos pelos do peito, das axilas, barba e até nos cílios", completa a especialista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)