couve-flor e cenoura

A couve-flor tem propriedades antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a cenoura contribuiu com a saúde dos olhos

Beverly Buckley/Pixabay
O grupo alimentar dos hortifrútis ricos%u202Fem vitaminas, minerais e fibras, que fazem muito bem à saúde, também protegem contra o aparecimento de diversas doenças. Consumir produtos da época são mais baratos e nutricionalmente melhores. Em agosto, vale investir em: morango, pimentão, caju, couve-flor e cenoura.

"Os vegetais quando estão no período de safra, geralmente apresentam valor nutricional mais rico, porque conseguem se desenvolver melhor e aproveitar ainda mais os nutrientes ofertados pelo solo, o que garante mais qualidade nutricional e exige menor utilização de adubos e fertilizantes para seu cultivo”, explica Marcia Xavier Santos, nutricionista e professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina.

Confira as frutas, legumes e verduras da safra de agosto 

 
Morango
morangos

O morango reduz o colesterol e melhorar a capacidade cognitiva

pasja1000/Pixabay

O morango é uma fruta rica em vitamina C, potássio e compostos antioxidantes, que fornecem diversos benefícios para a saúde, como ajudar a diminuir o colesterol, melhorar a capacidade cognitiva e prevenir doenças, como Alzheimer e câncer, por exemplo.
 
Pimentão
pimentões: verde, amarelo e vermelho

Os benefícios do pimentão dependem das condições de maturação do alimento

Thomas Breher/ixabay

Os benefícios podem depender das condições de maturação do alimento:
  • Verde: é rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno, que ajudam o organismo na prevenção de doenças tais como cataratas e câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta. Além desses benefícios é uma importante fonte de vitaminas do complexo B.
  • Amarelo: apresenta boa concentração de Vitamina C, (porém consumidos crus); com ação expectorante, descongestionante, antibacteriana, indutor de termogênese.
  • Vermelho: rico em antioxidantes, contribuem para a redução de problemas cardiovasculares. Também é rico em vitamina C e vitamina E.
 
Caju
caju

O caju é rico em fibra e ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo

Patrick Ehrbar/Pixabay

Além de ser uma fruta com o aroma inconfundível, o caju é rico em fibra e ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo. Utilizado muitas vezes para fazer sucos, ele traz maior saciedade e seu teor calórico ainda é baixo. Sendo uma alternativa para uma alimentação saudável. Auxilia também para: controlar o mau colesterol (LDL), fortalece o sistema imunológico entre outros.

Couve-flor
A couve- flor nos traz muitos benefícios, pois ajuda na indigestão, diabetes, colite, degeneração macular, obesidade e hipertensão. Suas propriedades antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a reduzir possíveis riscos de acidentes vasculares, além de combater vários tipos de câncer, doenças neurodegenerativas e cardíacas. Ajuda ainda na manutenção dos ossos, cérebro e saúde celular, retarda o envelhecimento, repara o DNA, protege de Alzheimer, previne crises de epilepsia e a calvície (alopecia). Pode ser consumida na salada e gratinada com queijo e molho branco.
Cenoura
Um dos alimentos mais conhecidos desde pequeno, pelo fácil acesso e pelo seu saber adocicado. Essa raiz é rica em beta-caroteno, um precursor da vitamina A, que beneficia os olhos e a produção de melanina, que causa o bronzeado na pele. Pode ser utilizada crua e cozida em várias preparações.