(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas RELACIONAMENTOS E SAÚDE MENTAL

Saiba como superar o fim do casamento sem sofrimento

Psicóloga Maura de Albanesi ensina, de modo prático e assertivo, a lidar com os términos de ciclos nos relacionamentos para poder seguir em frente, sem dor


28/06/2022 18:07 - atualizado 28/06/2022 20:29

Um coração partido de papel no meio de duas alianças
Ninguém nunca será o primeiro ou o último a ver o casamento naufragar (foto: Freepik/Divulgação)

Muitas pessoas já passaram ou vão passar por um processo de divórcio, entretanto, você pode se recuperar mais rápido do que em outros términos. Basta aceitar que tudo na vida tem um começo, meio e fim. São ciclos que fazem parte da vida humana.

 

"Por mais que o início possa vir cheio de glórias e expectativas, o meio pode, às vezes, ser algo assim sem graça e o fim, não necessariamente, precisa vir com dor. Ele pode ser tão triunfante quando o início", afirma a psicóloga e espiritualista Maura de Albanesi.

 

Psicóloga e espiritualista Maura de Albanesi
Psicóloga e espiritualista Maura de Albanesi (foto: Reprodução/Instagram)
Segundo Albanesi, superar o fim de um relacionamento significa não ter mais mágoas nem dores dentro do coração. E para não sentir isso, ela sugere entrar na gratidão do vivido, ou seja, reconhecer que tudo que se viveu foi um processo de evolução de ambos. "Afinal, é para isso que existimos. E quando termina o ciclo? Quando se percebe que não estamos mais evoluindo enquanto seres humanos", enfatiza.

 

Leia também: Como fazer uma poção do amor cientificamente comprovada 

 

A psicóloga reforça que, na verdade, em situações assim, a dor é mais pelo prolongamento de algo que já acabou do que o término propriamente dito. Maura selecionou 3 dicas para superar o fim de relacionamentos amorosos, como casamentos, sem sofrer, pois, quem é que gosta de padecer das dores causadas pelo amor? Confira:

 

Reconheça e aceite que o fim chegou: "A ficha pode não ter caído ainda, mas acabou. Quanto mais você aceita, menor é a dor, pois ela vem quando você retarda a situação, criando resistência a um processo normal e natural de qualquer evento da vida. A aceitação faz com que você não crie resistência e se deixe ir de uma forma tranquila, até que você mesmo chegue à conclusão de que o relacionamento acabou", orienta a psicóloga.

 

Leia também: Musicoterapeuta: profissão deve ser regulamentada

 

Não se diminua: "O que muitas vezes acontece é que começamos a enxergar diversos defeitos em nós mesmos que, na realidade, não existem. Lembre-se sempre que não há nada errado com você! Simplesmente o que acontece é que o outro não está mais apreciando suas qualidades e isso não quer dizer que elas não existam. Quando você se diminui, acaba colocando o seu valor na mão do outro", esclarece.

 

Não substitua o velho pelo novo: "Antes de dar início a uma nova relação, ressignifique a última. Para isso, reveja os prós e contras, perceba o que aconteceu para a relação terminar e o que você gostou e não gostou. Assim, transforma e entende o que houve no relacionamento antigo para depois partir para um novo, renovado", conclui Maura de Albanesi.

 

* Estagiária sob supervisão da editora Ellen Cristie.  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)