
Ingredientes:
Para cada bolo:
- 3 ovos
- 500 g de açúcar cristal
- 100 g de margarina
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 300 ml de leite morno
- 600 g de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de achocolatado
- 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Para recheios, calda e cobertura:
- 5 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 litro de leite mais 1 copo (para dissolver o amido)
- 1,2 kg de açúcar refinado
- 200 g de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha
- 3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
- 500 g de doce de leite cremoso
- 200 g de passas
- 300 g de nozes raladas
- 600 ml de água
- 150 ml de uísque
A estrela:
- Páscoa sem coelhinho não existe. Por isso, Maria Aparecida de Freitas, a dona Lira, põe a mão na massa e solta a criatividade fazendo bichinhos de biscuit. Todas as noites ela trabalha pra entregar as encomendas. A artesã ainda faz um monte de outros personagens. É biscuit que não acaba mais! Contatos: (31) 3625-3117 e 9751-8036.
Modo de Preparo:
Fazer dois bolos. Para cada um, bater por três minutos no liquidificador os ovos, o açúcar, a margarina e o óleo. Acrescentar o copo de leite morno e bater por mais um minuto. Pôr farinha de trigo, o achocolatado e o fermento. Misturar até obter massa homogênea. Assar em forno pré-aquecido, numa assadeira de 25 cm x 35 cm, untada com óleo e forrada com papel vegetal. Para o glacê, ferver o leite com 600 g de açúcar refinado.
Dissolver o amido em um copo de leite à parte e acrescentar ao leite que está no fogo. Mexer rapidamente. Esfriar em banho-maria, mexendo sem bater. Levar à batedeira com a manteiga, o aroma de baunilha e o achocolatado, até ficar cremoso. Dividir em duas partes. Reservar uma para a cobertura. Na que será usada para rechear, pôr as nozes raladas. Para o outro recheio, misturar o doce de leite e as passas.
Para a calda, ferver por três minutos 600 g de açúcar refinado, a água e o uísque. Para montar, partir os dois bolos ao meio, na horizontal . Pôr a primeira parte numa bandeja e molhar com a calda. Passar o recheio de doce de leite e reservar um pouco. Repetir o processo com outra parte e usar o recheio de glacê,reservando um pouco. Fazer o mesmo com a terceira parte, cobrindo com os recheios reservados, misturados.
Pôr a quarta parte e molhar com a calda. Cobrir com o glacê reservado.
Para ocasiões especiais

A filha, mantendo a tradição, aprendeu a fazer a torta. Mas o doce só vai à mesa em ocasiões especiais e a Páscoa merece esse presente. Ela afirma que o detalhe da receita está na simplicidade do glacê. Com um tom saudosista, conta que a grande inspiração ao fazer a iguaria é a mãe, principalmente na hora de confeitá-la. Todos adoram. Por isso, há sete anos Patrícia brinca de virar doceira por um dia.
Em meio às lições de culinária e história, alguém chega. É irmã de Patrícia, pronta para provar a preciosa receita de família. Em meio à degustação, os olhares revelam que esta é uma iguaria para se comer e se fartar de lembranças doces e carinhosas.
