
Ingredientes:
- 3 kg de limão-cravo (limão-capeta)
- 1,5 kg de polpa de abacaxi picada
- 3 kg de açúcar cristal
- Material
- Forma de rapadura
- Papel celofane
Cachaça:
- Na loja da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), o visitante vai encontrar 47 ml arcas da branquinha produzida na cidade. O grupo, formado há nove anos, reúne 25 produtores.
- Contato:(38) 3841-3431.
Modo de Preparo:
Passar os limões em um ralo, para que a parte externa fique lisa. Partir ao meio e retirar a polpa (somente a casca será usada). Cobrir com água e levar ao fogo para cozinhar, até a casca ficar bem macia. Deixar esfriar na própria água, coberto com um pano. Escorrer, lavar e deixar de molho por mais três horas. Repetir o processo seis vezes. Escorrer e picar o limão em pedaços bem pequenos. Levar os limões e a polpa de abacaxi ao fogo com o açúcar por cerca de três horas ou até dar o ponto, que pode ser testado pegando uma pequena porção de doce com uma colher.
Se, ao virar a colher, o doce não cair, é porque está bom. Despejar o doce na forma forrada com papel celofane. Retirar quando estiver firme.
Delícias da terra

A receita é preparada por um grupo de oito mulheres da comunidade, que se organizaram para gerar renda com a culinária, arte com a qual são bem familiarizadas. Além dos doces, elas fazem polpas das mais variadas frutas, que são vendidas no Mercado Municipal de Salinas duas vezes por semana. Além da renda, o trabalho trouxe valorização e conhecimento dos frutos da região. "O limão-cravo ninguém usava.
Hoje, estamos até plantando-o. Há ainda muita fruta para conhecermos", diz Marly Rosa de Jesus Costa, uma das integrantes do grupo. Entre os frutos da terra aproveitados na cozinha comunitária, estão acerola, maracujá-do-mato, cajá, coco, mamão, laranja e tantas outras. Para seguir pela estrada com ainda mais ânimo, os visitantes se revigoram com algumas dessas iguarias e brindam, uma vez mais, a essa cidade de descobertas.
