(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas POLÍTICA

Suspeita de ser fantasma na Câmara, esposa de ministro do TCU pede demissão

Deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR) empregou, por cinco meses, a esposa do ministro Jhonatan de Jesus, do TCU


25/08/2023 20:48 - atualizado 25/08/2023 20:58
440

vista do Congresso Nacional
Gabriel Mota assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados em março após o então deputado Jhonatan de Jesus, do mesmo Republicanos, ser eleito pelo Congresso para o cargo no TCU (foto: Roque de Sá/Agência Senado)
O deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR) empregou, por cinco meses, a esposa do ministro Jhonatan de Jesus, do TCU (Tribunal de Contas da União). Ela é suspeita de ser uma funcionária fantasma.

Thallys Mendes dos Santos de Jesus foi contratada pelo gabinete do parlamentar entres os meses abril e agosto, com salário de quase R$ 12 mil. Ela foi demitida na última quarta-feira (23/8) após o jornal O Estado de S. Paulo revelar o caso, confirmado pela Folha de S.Paulo.

Eleito suplente no pleito de 2022 com 6.520 votos, Gabriel Mota assumiu a cadeira na Câmara dos Deputados em março após o então deputado Jhonatan de Jesus, do mesmo Republicanos, ser eleito pelo Congresso para o cargo no TCU.

Segundo o Estado, Thallys não foi encontrada no gabinete do parlamentar nas três oportunidades em que a reportagem foi ao local.

O deputado Gabriel Mota afirmou à reportagem que isso se deve ao fato de que suas secretarias parlamentares trabalhavam em um esquema de rodízio. "Elas fazem escala, semana tal vai alguém, outra semana vai outro. Isso porque a minha equipe de Brasília é a mesma de Roraima [...] A escala é prerrogativa do deputado montar ela", afirmou.

"[Ela ia] Geralmente, na quinta-feira e na sexta, às vezes. Segunda e sexta ela me acompanhava em visita aos ministérios. Tudo que eu pedia ela entregava", completou Mota.

O parlamentar ainda disse que conheceu Thallys antes dela se casar com o ministro do TCU. Ele nega que Jhonatan tenha solicitado a ele uma vaga para sua esposa.

"Ela pediu a oportunidade e eu dei para ela trabalhar. Foi ela que conversou comigo. É muita amiga da minha esposa", explicou.

O deputado, porém, disse que não há como comprovar que ela cumpria escala na Câmara, por não haver ponto eletrônico para secretarias parlamentares, nem soube citar quais projetos de lei ou relatórios produziu como assessora.

Segundo Mota, Thallys pediu demissão por "motivos pessoais".

Mota e Jesus são aliados políticos em Roraima. Convocado para assumir o cargo na Câmara, o deputado teve de deixar a Câmara Municipal de Boa Vista, onde atuava como vereador, para trabalhar em Brasília.

A posse de Gabriel Mota foi realizada em 8 de março, um mês antes da contratação da esposa do aliado em seu gabinete.

O gabinete do ministro Jhonatan disse à reportagem que não se manifestará sobre o caso.

Jhonatan e Thallys se casaram em novembro de 2022. Durante o namoro e noivado, ela ocupou cargos nas Assembleias Legislativas do Amazonas e de Roraima.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)