"Cada ministro que tá aqui sabe. É preciso parar de reclamar, é preciso parar de lamentar e discutir como fazer", afirmou o petista.
Durante a reunião que contou, além dos ministros Camilo Santana (Educação) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), com representantes do alto escalão do governo, como o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Aloizio Mercadante, Lula destacou a importância do Estado para a economia do país.
"O Estado tem que ser o estado necessário para poder dirigir, induzir o crescimento econômico do país. Quando houve a crise de 2008, quem salvou a economia? Foi o Estado. A crise da pandemia? Quem salvou foi o Estado. O Brasil precisa do Estado e do setor privado", afirmou o presidente.
O CNDI foi reativado após sete anos para, segundo o governo federal, "construir uma nova política industrial para o Brasil". No encontro, ele defendeu que sejam formados profissionais mais qualificados para que o país volte a se industrializar.
Lula indica que um dos caminhos que serão adotados para isso, e para a diminuição da pobreza, são "colocar dinheiro no BNDES, no Banco do Brasil e esse dinheiro vai ter que circular".

