(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMÉRCIO EXTERIOR

Justiça anula nomeação de Jorge Viana na Apex por não saber falar inglês

Juíza exige que ex-governador do Acre, indicado pelo presidente Lula, apresente diploma de proficiência na língua ou vídeo em que esteja falando o idioma


23/05/2023 07:51 - atualizado 23/05/2023 08:08
440

jorge viana
Justiça anulou posse de Jorge Viana da Apex-Brasil por não ser fluente em inglês (foto: Moreira Mariz/Agência Senado)
A Justiça Federal anulou, nessa segunda-feira, a posse do atual presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana. A decisão é da juíza substituta da 5º Seção Judiciária do Distrito Federal, Diana Wanderlei. O motivo é que ele não é fluente em inglês, algo que é considerado requisito mínimo para ocupação do cargo.

O ex-governador do Acre e ex-senador foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 3 de janeiro. Aproximadamente três meses depois, ele atuou para mudar o regramento interno que impunha a fluência em inglês e, dessa maneira, "legalizar" sua nomeação. Conseguiu isso em 22 de março.
 
A ação judicial foi movida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na decisão, a juíza deu prazo para Viana apresentar um diploma de proficiência em inglês ou mesmo um vídeo em que apareça falando a língua estrangeira.

"Em se tratando da Apex-Brasil, o objetivo primeiro da instituição, como visto, é promover a execução de políticas de promoção de exportações, o que, por óbvio, acontece no âmbito das relações internacionais. (...) Torna-se de fundamental importância para a estrutura executiva o conhecimento da língua mater dos negócios empresariais internacionais", salientou a magistrada na decisão.
 

Diana ressaltou que os cargos de presidência e da diretoria da Apex-Brasil não são de natureza política. A Advocacia Geral da União (AGU) recorrerá da decisão.

O governo Bolsonaro passou por constrangimento semelhante, quando Alecxandro Pinho Carreiro ocupou o mesmo posto também sem ser proficiente em inglês. Ele se demitiu uma semana depois de assumir.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)