(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM SEGUNDO TURNO

Câmara de BH aprova projeto que proíbe a linguagem neutra nas escolas

Projeto de 2021 é de autoria do ex-vereador Nikolas Ferreira (PL); parlamentares de oposição disseram que proposta é inconstitucional


24/04/2023 11:43 - atualizado 24/04/2023 14:12

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou em segundo turno, nesta segunda-feira (24/4), o Projeto de Lei 54/2021, do ex-vereador Nikolas Ferreira (PL), que proíbe o uso da linguagem não-binária ou "linguagem neutra" nas escolas de Belo Horizonte. Foram 31 votos favoráveis contra 6. Agora o projeto segue para a sanção do prefeito Fuad Noman (PSD).

"A linguagem neutra existe e vai continuar existindo. Ela já está em BH e em todo o Brasil porque é uma forma de resistência das pessoas trans e que não se identificam sendo homem ou mulher. Elas tem que ser respeitadas independente da Lei que nós votamos, e que daqui a pouco sera considerada inconstitucional", declarou o vereador Bruno Pedralva (PT).

A reunião extraordinária ocorreu sob protestos de manifestantes contra e a favor do projeto, que ocuparam as galerias da Câmara e precisaram ser controlados pela mesa-diretora.

"Perderam. Enquanto nós estivermos aqui não vai ter linguagem neutra e não vai ter ideologia de gênero nas escolas", declarou a vereadora Flávia Borja (PP).

Em fevereiro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a lei estadual de Rondônia que proibia o uso de linguagem neutra na grade curricular, no material didático de escolas públicas e privadas e em editais de concursos públicos.

Entrada da Câmara Municipal de Belo Horizonte
Projeto de Lei do ex-vereador Nikolas Ferreira (PL), que proíbe o uso da linguagem não-binária ou "linguagem neutra" nas escolas de Belo Horizonte, foi aprovado e segue para a sanção do prefeito Fuad Noman (PSD) (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)