(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRESIDENTE DA NICARÁGUA

Governo Lula não participa de declaração de 55 países contra Daniel Ortega

Itamaraty sugeriu mudanças no texto final pedindo que houvesse espaço um diálogo, mas a proposta não foi aprovada e o Brasil optou por não aderir ao texto


06/03/2023 11:43 - atualizado 06/03/2023 12:06

Lula
Governo Lula tentou negociar diálogo, mas proposta não foi aprovada (foto: Reprodução/AFP)

O governo Lula decidiu não assinar a declaração conjunta de 55 países, que denuncia os crimes de Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, durante uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU na última sexta-feira (3/3). 
De acordo com o UOL, o Itamaraty, - Ministério das Relações Exteriores - está acompanhando a situação de perto e chegou a sugerir mudanças no texto final pedindo que houvesse espaço para um diálogo. A proposta não foi aceita e por isso o Brasil optou por não aderir ao texto, que foi considerado como "inadequado". 

Conforme a constatação da ONU, o regime do presidente Daniel Ortega praticou crimes contra a humanidade. "Violações generalizadas dos direitos humanos que equivalem a crimes contra a humanidade estão sendo cometidas contra civis pelo governo da Nicarágua por razões políticas". 
O relatório ainda afirma que "os supostos abusos - que incluem execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura, privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país - não são um fenômeno isolado, mas o produto do desmantelamento deliberado das instituições democráticas e da destruição do espaço cívico e democrático". 
 
Estados Unidos, Austrália, Canadá, Alemanhã e Frnaça são alguns dos países que assinaram a declaração conjunta. Os país da América Latina, Chile, Peru, Guatemala, Paraguai e Equador também assinaram a declaração.
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)