(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BNDES

Lula afirma que 'calote' de Cuba e Venezuela no BNDES é culpa de Bolsonaro

Petista destacou que Bolsonaro deixou de cobrar os países em dívida para que pudesse ter narrativa para culpar o governo Lula posteriormente


06/02/2023 13:30 - atualizado 06/02/2023 14:05
440

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou de cobrar a dívida de Cuba e Venezuela no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) propositalmente, para que o ex-mandatário tivesse uma narrativa para culpar o PT pelo “calote” dos países sul-americanos. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (06/02), durante a posse de Aloizio Mercadante (PT) como presidente do banco, no Rio de Janeiro.

Lula destacou, no entanto, que as operações entre o Brasil e os dois países deram lucro, e geraram “milhares de empregos no Brasil”. O presidente pontuou, ainda, que Cuba e Venezuela vão pagar o que devem durante a sua gestão. 

“Há sim, alguns contratos em atraso, todos cobertos por garantia. Mas o fato é que essas operações deram lucro, além de gerar dinheiro e milhares de empregos no Brasil. E vamos ser francos, os países que não pagaram, seja Cuba, seja Venezuela, é porque o presidente resolveu cortar a relação internacional com esses países, para não cobrar, para poder ficar nos acusando, deixou de cobrar. E eu tenho certeza que no nosso governo, esses países vão pagar, porque são todos países amigos do Brasil e certamente pagarão a dívida que têm com o BNDES”, disse Lula. 
O petista disse também que o BNDES foi atacado com mentiras durante os últimos anos e que essas mentiras estão valendo 'mais do que verdades ditas muitas vezes'
O petista disse também que o BNDES foi atacado com mentiras durante os últimos anos e que essas mentiras estão valendo "mais do que verdades ditas muitas vezes" (foto: Reprodução/TV Brasil)
O petista disse também que o BNDES foi atacado com mentiras durante os últimos anos e que essas mentiras estão valendo “mais do que verdades ditas muitas vezes”.

"Este banco [o BNDES] foi vítima de difamação muito grave durante o último processo eleitoral. As narrativas, mesmo que mentirosas, valem mais do que verdades ditas muitas vezes. Vivemos nos últimos quatro anos um processo de mentira tresloucada", afirmou Lula.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)