(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO GOVERNO

Simone Tebet anuncia nomes de secretários do Ministério do Planejamento

Secretariado contará, até então, com duas mulheres e três homens; Tebet havia prometido diversidade de gênero em seu ministério


11/01/2023 15:02 - atualizado 11/01/2023 16:06

Simone Tebet ao microfone
Lista ainda não consta homens ou mulheres pretos e pardos. A ministra afirmou que secretários e diretores "vão vir primeiro pela sua capacidade pessoal e experiência profissional" (foto: Reprodução)
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), anunciou na tarde desta quarta-feira (11/01) os primeiros nomes dos secretários de sua pasta. Nos cinco nomes, anunciados até então, constam duas mulheres e três homens. Tebet havia prometido, em sua cerimônia de posse, trazer mais diversidade ao ministério. 

No entanto, na semana passada, em fala polêmica, a ministra afirmou que, apesar de querer diversidade, estava "difícil" levar mulheres pretas para trabalhar em Brasília, porque muitas são “arrimo de família" (sustentam a família) e, com isso, fica difícil tirá-las de suas casas.

Tebet ainda ressaltou que o salário oferecido no ministério “não é bom o suficiente para encorajar a mudança”. Na ocasião, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, entregou uma lista de especialistas pretas e pardas a partir do banco de perfis do projeto Elas no Orçamento.

Apesar da lista, nenhuma mulher ou homem preto faz parte do secretariado do Ministério do Planejamento e Orçamento. Tebet afirmou, durante a coletiva de imprensa de hoje, que tentou trazer a economista e diretora da Instituição Fiscal Independente, Vilma Pinto. Ela é uma mulher negra. No entanto, não foi possível porque ela está à frente da IFI, que é veiculada ao Senado. 
"Gostaria muito como secretária-executiva-adjunta pudesse estar conosco a figura da economia Vilma Pinto. O problema é que ela tem mandato pela IFI", citou Tebet.

"Nós tivemos longas conversas a respeito e chegamos à conclusão conjunta que, por mais experiente e importante que ela seria nesse conjunto conosco, ela está cumprindo papel muito relevante no Senado. E, no popular né, não dá pra vestir um santo desvestindo o outro”, concluiu.

ministra afirmou que secretários e diretores pretos e pardos "vão vir primeiro pela sua capacidade pessoal e experiência profissional".
 
O Ministério do Planejamento e Orçamento é uma pasta casada com os ministérios da Fazenda, de Fernando Haddad, e de Gestão, Esther Dweck.

Veja os nomes anunciados

Gustavo Guimarães: secretário-executivo

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Juiz de Fora (MG) e mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Já foi secretário-adjunto da Fazenda.

Paulo Bijos: Secretaria de Orçamento Federal

Consultor de Orçamento da Câmara dos Deputados. Na nova função, será responsável por coordenar e supervisionar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a proposta de orçamento anual (LOA).

Leany Lemos: Secretaria de Planejamento

Mestre em Ciência Política e doutora em Estudos Comparados sobre as Américas pela Universidade de Brasília (UnB). Foi secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal de 2015 a 2018 e, também, do Estado do Rio Grande do Sul, de janeiro de 2019 a junho de 2020.

Renata Amaral: Secretaria de Assuntos Internacionais

Doutora em Direito, formada na área de Comércio Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e também pela Universidade de Maastricht, Holanda. Renata possui histórico na OMC (Organização Mundial de Comércio) em negociações comerciais bilaterais e acesso a mercados de políticas comerciais domésticas.

Sérgio Firpo: Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

Economista pela UNICAMP, com mestrado em Economia pela PUC-Rio e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É pesquisador do CNPq e também fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Educação, Desenvolvimento Econômico e Inserção Social. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)