(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO GOVERNO

Tebet revela como Lula a convidou para ser Ministra do Planejamento

A senadora assumiu na manhã de hoje (05/01) a pasta do Planejamento em evento que contou com a presença de vários outros ministros do novo governo Lula


05/01/2023 11:53 - atualizado 05/01/2023 13:05

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) agora é ministra do Planejamento e Orçamento do novo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tebet tomou posse hoje (05/01), em Brasília, em uma cerimônia que reuniu vários ministros, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); o ministro da Indústria e do Comércio e vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e outros. 

Em seu discurso, Simone agradeceu ao presidente Lula por tê-la escolhido para ser ministra de uma das “pastas mais importantes e relevantes do governo”. Ela também contou como recebeu o convite para liderar o ministério que faz parte do conjunto econômico. 

“Em uma conversa que tive com o presidente (Lula), ele me entregou um envelope. E ele disse para mim: ‘Não abra agora! Passe um Natal tranquilo com a família. E na segunda-feira nós conversamos.’ E na segunda vez que ele puxou o assunto, eu falei: ‘Presidente, agora fiquei curiosa’. E na hora que eu abri o envelope, estava lá ‘Ministério do Planejamento e Orçamento’”, disse.

Tebet afirmou que, no momento em que recebeu o convite, apesar de se sentir agradecida, também pensou em questionar a decisão do petista, já que os dois têm discordâncias em relação às medidas econômicas a serem tomadas em prol do Brasil. No entanto, de acordo com a nova ministra, Lula ressaltou que ele precisava de quem pensava diferente dele para compor o novo governo. 
“Quando eu abri a minha boca para agradecer e dizer ao presidente que eu achava que havia algum equívoco, porque disse a ele: ‘Presidente, nesta pauta nós temos divergências econômicas’. Ele simplesmente me ignorou e disse: ‘É isso que eu quero como presidente democrata e um presidente democrata não quer apenas os iguais, quer os diferentes para somar, porque é assim que se constrói uma nação soberana, igual, justa e para todos’”, contou.

Terceira colocada na eleição presidencial, Simone Tebet declarou apoio a Lula no segundo turno da disputa, sendo peça essencial para que o petista pudesse derrotar Jair Bolsonaro (PL). Ela aceitou ser ministra do Planejamento no final do mês de dezembro do ano passado, após ser cotada para diversas outras pastas do governo. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)