Jornal Estado de Minas

POSSE PRESIDENCIAL

Lula chora em discurso ao lembrar de catador: 'Me ajuda'

Ao receber a faixa presidencial e discursar a apoiadores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se emocionou ao citar as pessoas que enfrentam a fome no país. Ao citar a desigualdade no país e relembrar das pessoas que precisam catar alimentos no lixo para sobreviver, chorou na frente do público, no parlatório do Palácio do Planalto.





Em seu discurso de posse, no Congresso Nacional, Lula ressaltou o compromisso com o combate à fome e, ao receber a faixa, enfatizou essa questão novamente à população.
 
Com o Brasil de volta ao Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas), cenário em que 33 milhões de brasileiros sofrem com essa situação, o combate ao problema se tornou um dos pilares da campanha eleitoral de Lula.


Durante o discurso, Lula enfatizou que o problema havia sido superado na gestão dos governos do Partido dos Trabalhadores.





"O Brasil voltou a ser um dos países mais desiguais do mundo. Há muito tempo não víamos tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo em busca de alimentos para os seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo. Crianças vendendo bala ou pedindo esmola, quando deveriam estar na escola vivendo plenamente a infância a que têm direito. Trabalhadores e trabalhadoras desempregados, exibindo nos semáforos cartazes de papelão com a frase que nos envergonha a todos: 'Por favor, me ajuda!'", disse Lula ao se emocionar e chorar.
 

Posse de Lula


Eleito com mais de 60 milhões de votos no segundo turno, Lula foi empossado como o 39º Presidente da República. Após 12 anos, o petista, aos 77 anos, retorna ao Palácio do Planalto para seu terceiro mandato não consecutivo. 

Lula assume o posto máximo do país trazendo novamente o PT à frente do Executivo Federal. Ele vai suceder Jair Bolsonaro, eleito em 2018 com o discurso de homem simples, antipetista e anticorrupção. 
 
 
  
Lula promete aos brasileiros um governo de um único mandato e de restaurar a democracia do país, com o lema 'união e construção'.

Acompanhe a posse de Lula.