(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES

Moraes dá 24 horas para PL incluir auditoria do primeiro turno em petição

Partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL apresentou uma ação em que pede a anulação dos votos de 279.336 urnas eletrônicas, que são modelos anteriores a 2020


22/11/2022 17:05 - atualizado 22/11/2022 18:14

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, deu 24 horas para o PL, que pediu a anulação de 279.336 urnas, incluir na petição os dados da suposta auditoria também no primeiro turno das eleições sob pena de indeferimento inicial”.

“As urnas eletrônicas apontadas na petição foram utilizadas tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno das eleições 2022. Assim, sob a pena de indeferimento da inical, deve a autora auditar a petição inical para que o pedido abranja ambos os turnos das elições, no prazo de 24 horas”, escreveu o ministro.

Partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL apresentou uma ação em que pede a anulação dos votos de 279.336 urnas eletrônicas, que são modelos anteriores a 2020.

No documento, o partido diz que houve falhas insanáveis, que colocaram em risco o resultado da eleição entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 
 
Moraes da coletiva no TSE
Moraes deu 24 horas para partido mostrar audição também do primeiro turno (foto: TSE/REPRODUÇÃO)
O partido cita falhas apenas no segundo turno, mas não menciona o primeiro turno quando 99 deputados federais e 129 estaduais do PL foram eleitos pelas mesmas urnas que a legenda questiona.
O texto ainda cita um relatório de auditoria que apontava fragilidade de tecnologia da informação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para colocar em dúvida a segurança da votação.

"O quadro de atraso encontrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente à implantação de medidas de segurança da informação mínimas necessárias gera vulnerabilidades relevantes. Isso poderá resultar em invasão interna ou externa nos sistemas eleitorais, com grave impacto nos resultados das eleições de outubro", diz o PL.

Eleições


Lula foi eleito presidente do Brasil com 60.341.333 votos, o equivalente a 50,9% dos válidos.

No dia 1º de janeiro de 2023, Lula assume o terceiro mandato não consecutivo à frente do Palácio do Planalto e se torna o político mais vezes levado ao comando do Poder Executivo pelo voto direto na história da República.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)